Trago ideias fáceis de cartão para o dia dos pais que podemos fazer com nossos alunos de diferentes idades. Essas ideias podem ser adaptadas também para outras datas comemorativas como dia dos avós, dia das mães, dia da família basta modificar os dizeres ou algum detalhes.
A primeira ideia fiz com meus alunos de 4 anos, as outras três ideias retirei de imagens da internet como exemplo de outras opções que também considerei ótimos cartões simples de fazer e que ficam uma fofura.
Opções fáceis de cartão para o papai:
Objetivos Gerais: Promover afetividade familiar, desenvolvimento de motricidade fina (desenho, recorte e escrita), noção de cores e proporções gráficas, estimular a criatividade e autoestima.
Objetivos BNCC:
- Berçário: EI01CG05, EI01ET01, EI01TS02
- Maternal: EI02EO01, EI02CG05, EI02RS02, EI02ET01
- Pré-escola: EI03EO01, EI03CG05, EI03TS02
- Ensino Fundamental: EF15AR04
Abraço do papai:
Faça o carimbo das mãos da criança com tinta. Recorte essas mãozinhas e cole no modelo (faça como se fosse o corpo do papai ou da criança recortando os braços, dorso e cabeça em uma folha branca de desenho). Deixe a criança decorar o cartão fazendo o rostinho e a roupa do papai, dentro cole um recadinho ou deixe a criança escrever algo como: papai te amo. Dobre os braços do cartão como se fosse um abraço. O cabelo pode ser feito com lã, crepom ou apenas desenhado.
Se seus alunos são bebês ou crianças bem pequenas traga o cartão já decorado colando apenas a mão carimbada no cartão, e o rosto pode ser feito com a foto da criança ou do pai. Para os maiores deixe fazerem o máximo que conseguirem, e conforme a capacidade alfabética que eles escrevam todo o cartão com recados sinceros para os pais.
Mais três ideias muito legais que encontrei na internet:
Esse cartão é interessante pois ao usarmos as fotos das crianças podemos fazer desde os bebês até as crianças do ensino fundamental.
Faça o fundo do cartão com uma técnica de pintura como mergulhar a esponja na tinta. As crianças maiores podem recortar os corações e sua foto ao ajudar a montarem a capa do cartão e até mesmo escrever o que desejarem dentro.
Para os bebês e as crianças pequenas deixem que façam só o fundo do cartão com a tinta e o professor organiza o resto. Para o bebês bem pequenos se não conseguir fotos como se tivessem mandando beijinhos, tire foto deles sorrindo e enfeite o cartão com corações ao redor do cartão.
Esse modelo de cartão não demonstra muita interatividade da criança, mas penso que pode ser feito de modo que a criança desenhe seu pai e então se cola os corações para serem os balões.
E depois eles podem escrever o recado para o papai conforme desejarem.
Para os bebês e as crianças bem pequenas pode-se colar uma foto de corpo inteiro do bebê e criar os balões com o carimbo das digitais deles ao invés de colar os corações.
Gostei dessa ideias de cartão. Consiste em fazer em uma folha um molde como se fosse um celular com capinha. Desde os bebês até as crianças grandes podem decorar o celular e a capinha como desejarem.
Após organize uma sessão de fotos com seus alunos, os maiores podem representar com gestos o quê irão escrever no cartão. Podendo ser algo individual que cada um pense como fazer ou gestos já pré-definidos. Para os bebês e as crianças bem-pequenas pode-se fazer apenas uma sequência de fotos de momentos bonitos com o pai enviadas pelas famílias ou mesmo uma só foto da criança sorrindo.
A parte escrita pode ser feita pela professora ou pela criança conforme a capacidades de seus alunos.
Espero que tenha gostado das ideias fáceis de cartões, modifique conforme seu desejo e as habilidades de seus alunos. Caso há crianças sem pais eles podem enviar os cartões para vós, padrasto ou mesmo para a família de modo geral. Cada realidade escolar é uma, então use as atividades de acordo com esta.
obs.: Encontre mais ideias de atividades para família no plano de aula com 10 sequências didáticas para Ed. Infantil com os códigos da BNCC de nossa lojinha.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti