Conversar com as crianças sobre alimentação com a intenção de fazê-las experimentar novos alimentos mais saudáveis é um projeto constate na Educação Infantil e bastante importante. Trago algumas ideias divertidas para estimular uma melhor alimentação ao mesmo tempo em que trabalhamos outras habilidades necessárias da BNCC.
Atividades sobre alimentação para crianças:
Objetivos Gerais: Apresentar novas frutas e verduras, diferenciar alimentos salgados de doces, estimular o provar de novos alimentos, desenvolver a motricidade fina, trabalhar o nome próprio, falar sobre cores e tamanhos.
As atividades são mais voltadas para crianças de 3 anos até 6, mas podem ser feitas com as crianças do 1° e 2° ano do ensino fundamental também.
Objetivos BNCC:
- Maternal: EI02CG04, EI02CG05, EI02ET01, EI02ET05, EI02EF01, EI02EF09.
- Pré-Escola: EI03CG04, EI03CG05, EI03ET01, EI03ET05, EI03EF01, EI03EF09.
Apresente as frutas e verduras:
Começe o trabalho trazendo várias frutas e verduras, mostrando para seus alunos as cores, texturas e sabores. Converse com as crianças sobre as qualidades nutricionais desses alimentos. Invente receitas com alguns desses ingredientes, podendo montar um caderno de receitas com preparações feitas em casa.
Sua turma pode também enviar para o grupo do celular da escola vídeos mostrando como fizeram a receita com seus familiares em casa.
Dominó das verduras:
Traga desenhos de verduras para seus alunos pintarem. Monte essas imagens sobre fichas de papel ou EVA e crie um jogo grande de dominó.
Quando for jogando, de modo coletivo, com seus alunos chame atenção para o nome das verduras em cada peça. Se eles já comeram esses verduras ou não.
Rosto de frutas:
Entregue imagens variadas de frutas para seus alunos pintarem e recortarem. Em uma folha representando a cabeça, peça para montarem o rosto com as frutas como desejarem.
Permita que troquem as frutas de lugar criando novas combinações. Para depois colarem criando o rosto que mais gostaram.
Converse com as crianças sobre os nomes das frutas usadas, suas cores, tamanhos e quais eles gostam ou não. Se houver algumas dessas frutas no momento do lanche os incentive a provarem, brincando com as frutas para montar rostinhos sobre a mesa.
Fantoche de frutas divertidas:
Questione qual a fruta preferida da criança. Então entregue uma imagem dessa fruta para ser pintada e recortadas. Peça para pintarem e recortarem também os desenhos de mãos e pés.
As crianças pegam as tiras de papel e dobram como sanfonas, estimulando a motricidade fina. Trabalhe também a escrita do nome dessas frutas.
Depois use esses fantoches para as crianças contarem aos outros sobre essa fruta (seu gosto, como gosta de comê-la e por que esta é sua fruta preferida).
O quê tem no meu prato?
Questione o quê eles gostam de comer (no almoço e jantar). Ou seja o quê colocam em seu prato. Envolva as crianças em uma conversa em que eles possam contar umas para os outras sobre suas preferências. Saliente alguns alimentos saudáveis que estão presentes nos pratos indicados.
Então faça a brincadeira de encontrarem as letrinhas dos seus nomes usando um garfo ou colher. Retirando essas letrinhas do prato com arroz cru ou areia. Depois eles colam as letrinhas na ordem correta na folha com o prato desenhado.
Classificação de diferentes alimentos:
Use figuras de diferentes alimentos para fazer brincadeiras de separar esses alimentos, os classificando por categorias escolhidas como: doce ou salgado, frutas ou verduras, saudáveis ou não.
Vá conversando com as crianças sobre o quê foi colocado em cada coluna, ajudando a reclassificar quando necessário. Aproveite para trabalhar outro atributos como (tamanho, cores, texturas).
Vídeo com mais detalhes sobre as atividades sugeridas e novas ideias de alimentação Saudável:
Gostaram?
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti