Enquanto procurava ideias que fossem fáceis de serem feitas com auxílio das famílias para desenvolver a alfabetização me deparei com algumas imagens interessantes na internet. Amei essas ideias e, por isso, montei pra vocês como podemos usá-las com as crianças e quais objetivos elas compreendem. Espero que lhes ajudem nesse momento de aulas remotas e depois em sala de aula.
Atividades simples para desenvolver a alfabetização
1) Alfabeto e diferentes escritas:
Objetivos Gerais: Conhecer o alfabeto (nome das letras e seus sons), identificar diferentes escritas (bastão, imprensa, cursiva), Escrita da letra.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EF (EI02EF09 – EI03EF09) CG (EI02CG05 – EI03CG05)
- Ens. Fundamental: LP (EF01LP04, EF01LP07, EF01LP10, EF01LP11 – EF02LP07)
Uma atividade simples e que as crianças gostam é procurar letras em encartes, revistas e jornais. Uma variação legal é escrever a letra em uma folha e deixar a criança preencher o contorno com as letras recortadas. Ajude a criança a procurar diferentes formas da mesma letra. Faça essa atividade com uma ou duas letras por vez, para não ser cansativo, podendo montar um livrinho com as letras.
Uma opção para as crianças menores é escrever o nome delas e deixar que façam essa colagem apenas na primeira letra do nome.
Desenhar o alfabeto com giz no quadro ou no chão e deixar a criança ir apagando as letras com pincel e água conforme contorna as letra também pode virar uma brincadeira. Vá dizendo o nome das letras para que a criança apague. Depois relembre a sequência alfabética. Para crianças maiores escreva palavras a serem lidas e depois apagá-las. Aproveite para escrever as palavras em letras cursivas para a criança treinar o movimento de escrita.
Outra maneira de trabalhar com as crianças o reconhecimento de diferentes escritas de letras é montando um quebra-cabeça de pares. Recorte os pratos de papéis ao meio, em cada metade escreva um das formas das letras e deixe a criança brincar. Conforme ela vá encontrando os pares pergunte o nome da letra. Para crianças menores ao invés de fazer todo o alfabeto, faça o jogo apenas com as letras do nome dela, assim ela já vai decorando a escrita de algumas letras. Sente para brincar junto e ajudar a criança a encontrar, nas primeiras vezes, o par correto.
2) Formar palavras:
Objetivos Gerais: Perceber que as palavras são formadas por partes (letras e sílabas), Formar palavras, ordem de letras em uma palavra.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EF (EI02EF09 – EI03EF09) CG (EI02CG05 – EI03CG05)
- Ens. Fundamental: LP (EF01LP02, EF01LP05, EF01LP08, EF01LP09 – EF02LP01 ao EF02LP05 – EF03LP01 ao EF03LP03)
Com apenas uma folha de caderno e canetinha podemos brincar com as crianças incentivando-as a formarem palavras e a reconhecerem como essas se dividem. Escreva palavras conhecidas, para os pequenos o nome próprio, e deixe as crianças recortarem a palavra. Conforme o nível de ensino peça para separem a palavra em letras ou em sílabas. Depois conte contas letras ou sílabas aquela palavra tem. Também use essa estratégia para ajudar as crianças a perceberem que a ordem das letras importa, embaralhando as letras para a criança remontar a palavra.
Uma ideia legal para incentivar a brincadeira de formar palavras é criar “brinquedos” com letras nos quais as crianças vão colocando as letras para formar palavras. Na imagem usaram aqueles tubos de piscina, mas também poderia ser feito com macarrão furado, só escrever as letras na massinha e deixar a criança montar as palavras colocando-as em um palito de churrasco. Aqui inicie entregando palavras escritas para a criança apenas copiar a ordem das letras ao colocá-las no suporte. Ajude a realizar a leitura da palavra e depois a contagem das letras usadas. Para os maiores dite palavras com dificuldades presentes (como X/Ch, Lh/NH) para a criança tentar montar.
3) Leitura e compreensão:
Objetivos Gerais: Realizar a leitura de palavras, perceber os sentidos das palavras, identificar escritas semelhantes, Identificar seu nome entre os outros.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EF (EI02EF09 – EI03EF09)
- Ens. Fundamental: LP (EF01LP03, EF01LP09, EF01LP13 – EF12LP01 – EF02LP03 ao EF02LP05 – EF03LP01 ao EF03LP03)
Amei essa ideia de fazer uma amarelinha da leitura. Para as crianças pequenas coloque os nomes de colegas ou pessoas conhecidas, para ajudar cole uma foto da pessoa ao lado do nome. Assim em cada nome que a criança atirar a pedrinha ela deve dizer de quem é. Para os maiores use palavras que estejam aprendendo para realizarem a leitura. Também pode-se usar palavras mais complexas com as dificuldades ortográficas. Ou ainda a palavra que a criança colocar a pedra deve dizer um sinônimo, ou feminino, ou aumentativo desta.
Mais uma brincadeira para incentivar a leitura e o reconhecimento de palavras é escrevê-las no chão com giz. Escreva as mesmas palavras em um papel para a criança em um tempo estipulado conseguir colocar os papéis sobre a palavra escrita no chão. Aqui é legal usar grupos de palavras semelhantes (bolo/bota) para a criança ter que ler letra por letra para encontrar a palavra e não apenas ir por semelhança. Para os maiores escreva uma palavra no chão e no papel seu sinônimo, aumentativo, plural… conforme o conteúdo a ser aprendido.
E por último, trago uma ideia que achei genial. Precisa apenas de papel celofane, canetinhas e folha. Escreva palavras ou frases em vermelho e depois entre essas letras escreva outras palavras em azul. Assim quando a criança colocar o celofane azul sobre a folha ela irá conseguir ler apenas as letras em vermelho. E ao colocar o celofane vermelho ela só conseguirá ler as letras em azul. Use essa estratégia para trabalhar a leitura oral. Para os maiores, desafio-os a escreverem eles mesmo textos mágicos fazendo o mesmo processo das cores, para outra criança ou adulto lerem.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Ideia extra para trabalhar com a letra inicial:
Abraços, Shana Conzatti
Nesse momento as boas ferramentas devem ser compartilhadas.
https://www.instagram.com/tv/CA06fdaAWHJ/?igshid=1is83ie5ygru