Essa sequência didática de alfabetização traz algumas ideias de alfabetização inicial para trabalharmos a noção de sílaba, em que a criança perceba que as palavras não são apenas formadas por uma sequência de letras, mas também por partes que conseguimos marcar quando falamos (sílabas).
Diferenciar sílabas e letras: EF01LP05 e EF01LP06
OBJETIVOS:
- Perceber que as palavras são formadas por partes (sílabas)
- Identificar oralmente a probabilidade de sílabas de uma palavra
COMO FAZER:
Material:
- Fichas variadas de imagens ou de palavras
- Cartelas do jogo do bingo (monte com as imagens com diferentes quantidades de sílabas)
- Crachás dos nomes das crianças
Desenvolvimento:
1) Brinque com as crianças de descobrirem quantas sílabas tem seus nomes. Mostre o nome da criança para a turma e pergunte quantas vezes abrimos a boca para falar essa palavra. Cada vez que abrimos batemos uma palma. Assim vá brincando em bater palmas conforme o número aparente de sílabas.
Faça essa brincadeira em outros momentos com palavras ou imagens que esteja trabalhando com as crianças, assim eles começam a perceber a ideia de sílaba. Aqui não se preocupe com a separação correta da palavra, apenas que seus alunos identifiquem os sons como separados.
2) Escreva palavras no quadro e chame as crianças para desenharem uma bolinha embaixo de cada sílaba da palavra. Usando a estratégia de ler a palavra e bater palma ou perceber quantas vezes abrimos a boca para saber os números de sílabas.
3) Jogo de bingo das sílabas: Peça para seus alunos criarem no caderno com a régua uma tabela (3×3). Então distribua aleatoriamente as imagens do jogo do bingo, sem que as imagens se repitam em uma mesma criança. Eles pintam e colam as imagens em sua tabela (que será a cartela para se jogar o bingo). Assim temos várias combinações de cartelas e podemos jogar quantas vezes a turma desejar.
A professora tira do saquinho e ergue a ficha com as boquinhas e as crianças devem marcar uma palavra de sua cartela que tenham o som de sílabas conforme as boquinhas. Exemplo: saiu a ficha com 3 bocas. As crianças marcam uma palavra de seu tabuleiro que tenham 3 sílabas aparentes, se em outra jogada cair 3 boquinhas novamente tem que escolher outra palavra com três sílaba até completar o bingo. Se não há mais palavras na cartela com aquela quantidade de sílaba, não marca nada. As fichas com as boquinhas são colocadas novamente do saquinho para serem novamente tiradas.
obs.: Essa atividade faz parte da apostila bimestral do 1° ano de nossa lojinha.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti