Uma atividade para que a criança identifique o olhar, trabalha os sentimentos e expressões faciais com as crianças, que fiz com minha turma com crianças de 4 anos, e foi um sucesso, . Uma ótima ideia de atividade para o início do ano, principalmente nesse momento em que muitas crianças passaram por sentimentos de ansiedade por conta da pandemia.
Uma opção para essa atividade é colocar as boquinhas a frente das máscaras, e também aproveitar para as crianças tentarem identificar o sentimentos do colega observando apenas seus olhos. (Essa atividade que faz parte do plano de aula com mais 11 sequências didáticas em nossa loja “Planos de aulas e projetos”: Lidando com emoções, CLIQUE AQUI para conhecer a apostila completa)
Atividades sobre os sentimentos: Identifique o olhar
Principais objetivos da BNCC: EI01EO05, EI02EO02, EI03EO04
Objetivos Gerais: Identificar as emoções e expressões faciais, trabalhar o esquema facial, conversar sobre sentimentos, criar histórias através de imagens.
MATERIAL:
- EVA ou cartolina
- Palitos de picolé
- Cola
- Canetinha
- Espelho
COMO FAZER:
Preparação: Desenhe círculos no EVA em um tamanho que cubra a cabeça de seus alunos. Recorte o círculo ao meio, em cada metade desenhe boquinhas que representem sentimentos diversos. Cole os EVAs nos palitos de picolé.
Desenvolvimento:
Momento 1: Leve as boquinhas da emoção para as crianças, mostre-as e deixe que testem na frente do espelho brincando livremente. Vá destacando que emoção aquela boquinha representa e perguntando como será que precisam modificar o olhar para completar a expressão.
Momento 2: Faça o desfile das emoções. Vá chamando uma criança por vez, deixe ela escolher uma boquinha e então que faça a expressão completando a emoção e mostrando para os colegas. Diga para as crianças nomearem qual é aquela emoção.
Momento 3: Chame uma criança por vez, entregue uma boquinha, mas diga que ela deve expressar uma emoção diferente (diga qual), e assim os colegas devem adivinhas a emoção apenas pelos olhos do colega. Quando acertarem, a criança tira a boquinha da frente e mostra a expressão completa.
Momento 4: Sente com as crianças em roda e uma criança por vez escolhe uma boquinha para inventar e contar uma pequena história sobre aquela emoção. Enquanto a criança relata sua história usa a boquinha e tenta manter a expressão. Para ajudar no desenvolvimento da história a professora pode ir fazendo perguntas como: e o quê aconteceu? Ele ficou triste?…
VARIAÇÃO POR NÍVEL:
1°: Para os bebês até 2 anos faça o momento 1 de modo livre, vá interagindo com os bebês colocando as boquinhas e fazendo as expressões mostrando para os bebês. Brinque com eles nomeando as emoções. Faça então o momento 4 contando uma história com as emoções usando as boquinhas de modo lúdico.
2°: Para as crianças a partir de 2 anos faça todos os momentos como proposto. Ajudando na história quando necessário.
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Abraços, Shana Conzatti