Setembro iniciou com a estação das flores e trago para vocês três ideias pedagógicas para aproveitar a temática primavera e a natureza. Ideias fáceis e com materiais baratos para trabalharmos os diferentes campos de experiência e códigos da BNCC.

 

Três ideias pedagógicas para primavera:

Jogo das flores:

Objetivos Gerais: identificação das cores, classificação, contagem e registro numérico

Objetivos BNCC:

  • Ed. Infantil: EI01ET01 – EI02ET05, EI02ET07, EI03ET08 – EI03ET05, EI03ET07
  • Fundamental: EF01MA09, EF01MA02

Imprima um grupo de flores para cada criança, oriente que pinte as flores na quantidade que desejarem usando apenas as cores vermelho, verde e azul. Após eles recortam as flores. Monte um cartaz com três colunas, desenhe flores de cada cor em cada coluna e peça para seus alunos colarem suas flores na coluna correta.

Após trabalhe a contagem de quantas flores tem em cada coluna e monte uma folha de registro com seus alunos em que colem as flores na cor de cada coluna e escrevam a quantidade em cada coluna.

Para os bebês entregue flores já com as cores indicadas e brinque com eles de colocarem as flores dentro de caixas com a mesma cor. Pra as demais crianças faça como proposto no jogo, trabalhando a questão da contagem conforme a idade de seus alunos. Coloque mais ou menos flores no cartaz conforme a quantidade já ensinada para seus alunos.

 

Cata-vento de flor:

Objetivos Gerais: Desenvolver motricidade fina (recorte e pintura), capacidade pulmonar, perceber a existência do vento, diferentes velocidades do vento.

Objetivos BNCC:

  • Ed. Infantil: EI01ET06 – EI02CG05, EI02ET02 – EI03CG05, EI03ET02

Para crianças maiores entregue o molde para eles pintarem e recortarem, ajude-os a montar o cata-vento. Esse pode ser feito como lembrancinha ou apenas para brincar. Vá para um local externo e deixe as crianças brincarem com as possibilidades assoprando, correndo e fazendo girar conforme a velocidade. Questione as crianças como podem fazer girar mais rápido (para eles perceberem que tem relação com a força do vento/assopro). Pode-se deixar os cata-ventos presos no jardim por algum tempo para as crianças observarem o quê acontece quando o vento sopra. Coloque os cata-ventos em locais diferentes para eles verem se irão girar com velocidades diferentes e questione o porquê (como está em um local protegido do vento, ou não). Para os bebês entregue o cata-vento pronto para eles brincarem com os movimentos de balançar, girar…

Essa atividade pode ser feita com o ensino Fundamental para eles observarem as manifestações da natureza podendo extrapolar para reflexões sobre como a força do vento nos afeta (quando destelha casas ou quando move um moinho).

 

O recado das flores:

Objetivos Gerais: Demonstrar carinho com os colegas, trabalhar autoestima, escrita de palavras.

Objetivos BNCC:

  • Ed. Infantil: EI02EO01, EI02EO02, EI02EF09 – EI03EO01, EI03EF09
  • Fundamental:EF01LP02 – EF02LP02 – EF03LP02

Entregue para seus alunos uma flor (para montar o molde desenhe quatro corações de mesmo tamanho que se encontrem no centro como a imagem). Solicite que pinte a flor de uma lado e do outro que façam um desenho para um colega ou que escrevam palavras de incentivo e carinho para os colegas (conforme a idade e capacidade de seus alunos). Após dobre a flor para que forme o coração, cole uma parte no palito e prenda com um clipes (pode ser com uma florzinha colada) e eles devem dar a flor para o colega.

Se desejar faça como se fosse um presente de amigo secreto. Sorteie as crianças e faça a troca das flores. Essa flor também serve como cartão de convite para algum evento na escola ou como lembrancinha para casa.

Gostaram dessas ideias para a primavera?

Um projeto pedagógico interessante para trabalhar sobre o desenvolvimento das plantas nessa época do ano, pode ser introduzido com a história clássica infantil João e o pé de feijão.

 

plano de aula para trabalhar natureza

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

 

Deixe um comentário: