As crianças a adoram jogos de memória, então organizei uma ideia de memória natalina com objetivo de trabalhar conceitos de linguagem oral e escrita, ou apenas apresentar para as crianças os símbolos de Natal. Esse jogo pode ser feito com crianças de 2 até 9 anos.
Jogo de memória natalina:
Objetivos gerais:
- Perceber semelhanças e diferenças
- Identificar imagem e escrita
- Leitura de frases e palavras
- Perceber características de objetos
- Atenção, paciência e concentração
- Escrita de características (Extra)
- Reflexão sobre o natal Brasileiro e outros (Extra)
- Relato de experiência natalina pessoal (Extra)
Objetivos BNCC:
Ed. Infantil:
- EF (EI02EF06, EI02EF09 – EI03EF06, EI03EF09)
- ET (EI02ET01, EI02ET05 – EI03ET01, EI03ET05)
Fundamental:
- EF (EF12EF03)
- LP (EF15LP05 – EF12LP01, EF12LP02)
Material:
- Monte fichas com as imagens natalinas para formar os pares. Ou a imagem e o nome desse imagem. Ou mesmo a imagem e a descrição (você pode fazer as fichas com imagens tiradas de encartes natalinos ou mesmo desenhá-las, mas se desejar adquira as fichas prontas e mais jogos natalinos na nossa lojinha)
Regras Gerais:
- Coloque as fichas no centro da roda com as imagens viradas para baixo.
- Uma criança por vez vira duas fichas, se forem iguais ela ganha o par. Se forem diferente desvira as fichas e outro colega joga.
- O jogo vai seguindo até todos os pares terem sido pegos. Ganha aquele com mais pares.
Dicas por níveis:
O jogo pode ser feito no grande grupo com todas as crianças ou divida em quartetos para um jogo mais tranquilo. Para as crianças até 3 anos pode-se colocar as cartas já viradas para cima (usando apenas as imagens), e pedir para uma criança por vez pegue um par que encontre. Ou diga o nome da imagem e a criança deve encontrar as duas fichas (ou faça a brincadeira apenas com uma imagem de cada).
Para as criança a partir de 3 anos jogue de modo clássico, auxiliando-as nas regras. Para as crianças não alfabetizadas prefira fazer o jogo apenas com as imagens. Aos alfabetizados pode-se fazer o jogo com a imagem e a palavra ou imagem e descrição.
Atividade Extra:
- Coloque em uma mesa as imagens viradas para frente. E leia a palavra ou a descrição e uma criança (ou entre duas crianças de equipes diferentes) deve pegar a imagem correta e trazer ao professor. Vai pontuando o grupo da criança que trouxer primeiro a imagem.
- Proponha aos seus alunos que criem novas descrições para cada imagem. Pode-se pedir que uma criança crie a descrição de uma imagens ou de várias (de modo oral ou escrito). Depois junte as descrições feitas pelas crianças e faça a leitura (ou deixe a criança ler para a turma) e assim as outras crianças devem descobrir qual é a imagem daquela descrição.
- O quê tem no meu Natal? As tradições natalinas são variadas, e as imagens contêm aspectos que não temos no Brasil. Assim proponha que seus alunos separem aquilo que é nossa tradição e o quê não temos no nosso Natal. Aqui também pode-se conversar com as crianças sobre as tradições específicas em suas casas, e assim, eles escrevem individualmente no caderno aquilo que tem ou não em sua tradição natalina familiar.
Gostaram do jogo? Confeccione para seus alunos ou compre prontinho com 20 pares e mais 10 outros jogos no link: Planos de aulas e projetos.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti