Labirinto de rolinho é um jogo fácil de montar com as crianças em sala de aula ou em casa com seus filho, mas é um jogo riquíssimo em objetivos. Este jogo com caixinha serve para crianças desde os 3 anos até 8 anos ou mais, basta facilitar ou dificultar os obstáculos.
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Disciplina Ed. Física (EF12EF01, EF35EF01)
Ed. Infantil: CG (EI02CG02, EI02CG03 e EI03CG02)
Labirinto de rolinho:
Objetivos: trabalhar equilíbrio, noção espacial, concentração, paciência, controle motor amplo; Compreender leis da física como rolar sempre para baixo e outras; noção de peso, tamanho e distância; refletir sobre materiais reciclados e meio-ambiente, valorização de brinquedos não manufaturados; reconhecer formas e sólidos geométricos.
Material:
- Tampa de caixa de pizza ou outra (pode ser circular, hexagonal, retangular ou quadrada)
- Rolinhos de papel higiênicos
- Tinta e cola quente
- Bolinha de tamanho que passe dentro dos rolinhos (pode ser de isopor, de borracha ou até de massinha de modelar)
Como fazer:
- Mostre o material para as crianças, converse sobre suas formas geométricas e a importância de reutilizar o material ao invés de por no lixo. Encante as crianças dizendo que aquilo tudo irá virar um brinquedo.
- Deixe que elas escolham o que vão pintar. As caixas podem ser pintadas de modo coletivo em duplas ou trios. Conforme o número de alunos em sala, é melhor fazer mais de um jogo.
- Depois de seco o material cole os rolinhos com cola quente na caixa, de modo a ter espaço para a bolinha rolar, como na imagem abaixo.
Entregue a caixa para as crianças brincarem, tentando fazer a bola passar pelo centro dos rolinhos.
Pode-se jogar em duplas ou trios, cada criança segura uma ponta e tem que coordenar os movimentos com o colega para conseguir acertar.
Para crianças maiores, pode-se por números sobre os rolinhos e ir fazendo a soma dos pontos, cada vez que a bola passar por um dos rolinhos.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Mais brincadeiras motoras:
Abraços, Shana Conzatti
atividades maravilhosas.
🙂