O livro “Menina Bonita do Laço de fita” de Ana Maria Machado é uma obra prima que já faz parte da nossa cultura Brasileira. Penso que todos os professores já trabalharam com esse livro em algum momento, sendo um lindo livro para trabalhar a data da Consciência Negra, e em tantos qualquer época do ano.
Montei uma sequência didática voltada para a Educação Infantil, mas pode ser também trabalhada no primeiros anos do Ensino Fundamental.
Sequência Didática: Menina Bonita do Laço de Fita.
Ens. Fundamental: Artes ( EF15AR04, EF15AR05) e Português (EF15LP02, EF15LP05, EF15LP09 e EF15LP15)
Ed. Infantil: EO (EI01EO06 e EI02EO05 e EI03EO05) e EF (EI01EF03, EI01EF08 e EI01EF03, EI02EF04, EI02EF08 e EI03EF03, EI03EF06, EI03EF08)
Justificativa:
É importante desde cedo incentivar nossas crianças a gostarem de livros. Trabalhar este livro valoriza a cultura brasileira, além de ensinar para as crianças sobre a valorização da diferença e o respeito a todas as etnias.
1. Apreciando a história:
Objetivos: atenção visual e auditiva, percepção de início/meio/fim, apreciação de histórias, análise crítica.
Material: Livro da história. Além do livro você pode usar o recurso que mais lhe agrada para contar a história (fantoches, palitoches, vídeos, varal, teatro…). Ao final do post segue alguns link para ajudar a enriquecer esse momento.
Como fazer: Envolva as crianças nesse momento, conte a história e deixe-os fascinados. Após questione sobre quais foram suas percepções sobre a história. Pergunte sobre os personagens, quais suas características e o que cada personagem desejava.
Após entregue uma folha para as crianças e diga para elas desenharem a história. Depois de desenharem, entregue fios de lã e fitinhas coloridas para as crianças decorarem suas Meninas Bonitas como desejam.
Para o Ensino Fundamental pode-se fazer peguntas sobre a história para responderem no quadro ou no caderno.
2. Jogo matemático dos coelhos:
Objetivos: contagem, soma oral, percepção de cores e números.
Material: 2 dados grandes, um com números e outro com as faces dividias entre a cor branca e a cor preta. (veja como confeccionar, aqui), e coelhinhos brancos e pretos feitos de papel (faça no mínimo 12 coelhinhos de cada cor).
Como fazer: Sente com as crianças em uma roda. Relembre da história e como no final os coelhinhos tiveram filhotes. Espalhe os coelhinhos de papel feitos por você e diga que são os filhotinhos. Cada criança na sua vez deve jogar o dado dos números e o dado das cores para ver quantos coelhinhos e de qual cor deve pegar.
Após ajude a criança a fazer a contagem dos coelhinhos pegos. Pode-se jogar os dados duas vezes para fazer a contagem oral da soma dos coelhinhos. Se foi pego os coelhos de mesma cor ou qual a cor que a criança pegou mais. Repita o jogo até todas as crianças jogarem.
Para turmas de pré-escola ou séries iniciais, após o jogo proponha que as crianças façam seu registro desenhando os coelhinhos pegos nas cores e quantidades certas. E completando com a escrita dos números.
3. Confecção da Menina Bonita com a turma
Objetivo: trabalho em equipe, autoestima, apreciar as diferenças, fortalecer laços familiares, desenvolver a criatividade e a capacidade de relatar, esquema corporal, trabalhar com diferentes materiais, motricidade.
Material: Jornal suficiente para forrar a boneca, meias calças escuras, lã preta, laços de fitas, EVAs para montar os olhos, boca e nariz, roupa de criança ou pedaços de tecido. Caderno de desenho com capa decorada.
Segue a foto, gentilmente cedida, pela Professora Karine Schumacher, de Vitória das Missões – RS. Ela confeccionou essa linda boneca com seus alunos de 4 anos sendo um sucesso entre as crianças.
Como fazer: Pegue duas meias calças e peça ajuda das crianças para irem amassando o jornal e colocando dentro das meias. Amarre pela cintura as duas meias cheias de jornal, de modo que as pernas de uma fique para baixo formando as pernas da boneca e as pernas da outra meia fique para cima formando os braços. Agora corte a pernas da terceira meia, encha de jornal até ficar uma bola e costure nas outras meias, formando a cabeça. Coloque uma roupa de criança na boneca, cole com cola quente a lã para o cabelo (pode-se fazer várias trancinhas e por as fitinhas). Cole os olhos, boca e nariz feitos com EVA.
Depois que a boneca estiver pronta combine com as crianças que essa irá visitar todas as casas. Quando a Menina Bonita estiver na casa da criança esta deve fazer algo divertido em conjunto com a boneca e sua família (ler a história que foi junto, passear, brincar…), depois a criança registra no caderno de desenho o que fizeram juntas, pode-se por fotos se a família desejar imprimir e colar. Ou peça que as crianças em Alfabetização registrem depois do desenho uma frase ou pequeno texto sobre a visita da boneca em sua casa.
Assim a boneca vai passando de casa em casa. Depois, em sala, as crianças contam para os outros a experiência de ter a Menina Bonita em casa. Essa é uma atividade importante para trabalhar as questões raciais, levando a discussão para casa.
4. Painel de nossas famílias:
Objetivos: autoestima, valorização da diferença, fortalecimento dos laços familiares, oralidade, memória, desenvoltura, paciência e respeito para ouvir o outro.
Material: fotos das famílias das crianças, peça para as crianças trazem as fotos. Caso algumas crianças não tragam as fotos, peça para a escola imprimir alguma das festas da escola que apareça a criança e sua família.
Como Fazer: Deixe as crianças mostrarem as fotos para os colegas e falar sobre estas. Demonstre interesse em todas as fotos, peça para as crianças contarem quem estão nas fotos e em que situação aquela foto em família foi tirada.
Junte as fotos das famílias das crianças e os desenhos realizados, monte um cartaz. Mostrando como todas as famílias são diferentes e por isso são tão bonitas. Aproveite para juntar o livrinho do relato do passeio da Menina Bonita nas casas e pedir para as crianças falarem de seu modo (para a professora anotar nos cartaz), por que é tão legal que todos são diferentes. Por minha experiência, as crianças nos surpreendem com falas lindas. Ou deixe que escrevam no cartaz.
Recursos para contar a história:
- Livro adquirido (Livraria Amazon).
- História em texto para contação em palitoches ou fantoches, aqui.
- Vídeos de contação da história: Aqui e aqui.
- Canais de contação com a história: Quintal da cultura, Fafá Conta, Histórias para acordar, Maria Rita Mota, Alice Pira, Jussara Ferreira.
Espero que aproveitem bastante essa sequência didática com seus alunos, organizei-a com muito carinho.
Deixem sugestões de outros livros infantis que desejam ver em uma sequência didática!
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti