Em tempos de internet escrevemos diariamente, assim como nossos alunos. Por isso, conhecer as regras básicas do português é essencial. Trago dicas para os professores usarem em seu cotidiano e também para orientar seus alunos como e quando usar o Mim, Eu ou Me.
Quando usar Mim, Eu ou Me:
MIM:
- Pronome oblíquo, SEMPRE seguido de preposição: para, a, de, se, por…
- Costuma estar ao final da frase.
- NUNCA conjuga verbo, ou seja MIM não faz nada, MIM não pede ajuda, MIM não agradece…. (Use o ME ou o Eu nestes casos).
Exemplos:
Ele mandou uma mensagem para mim. (usado antes da preposição para).
Essa discussão será resolvida apenas entre mim e você. (antes da preposição entre).
ME:
- Pronome oblíquo, usado SEM preposição;
- Representa a primeira pessoa do singular: eu
- Está SEMPRE associado ao verbo.
Exemplos:
Obrigada por ME adicionar. (relacionado ao verbo adcionar)
Você pode ME ajudar? (relacionado ao verbo ajudar)
Deixe-ME sozinha. (relacionado ao verbo deixar).
EU:
- SEMPRE vem antes do verbo e o conjuga.
- É o sujeito da ação (quem faz algo).
Exemplos:
Aquela apresentação é para EU fazer. (quem faz a apresentação é eu, nunca mim).
Quando eu for embora feche a porta. (quem vai embora sou eu).
MIM e EU (comparação)
a) Você trouxe o sanduíche para eu comer. (Usa-se o eu, pois existe um verbo depois. “Eu que vou comer”)
b) Você trouxe o sanduíche para mim. (Usa-se o mim, pois não tem nenhum verbo que conjuga o mim nesse caso.)
MIM e ME (comparação):
a) Você pode ME dar dicas de atividades? (ME antes do verbo, indica que EU estou fazendo a ação).
b) Você pode dar dicas de atividades para MIM. (mim antes de preposição e não conjugando o verbo).
Mim, Eu ou Me: Dicas para sala de aula
1) Atenção à oralidade:
Quando seus alunos cometerem o erro de trocar o mim, eu ou me ao falarem, repita a sentença de modo correto. Assim a criança vai percebendo desde a Educação Infantil a estrutura correta, mesmo sem conhecer as regras.
2) Regras básicas:
Antes mesmo da criança perceber os conceitos de pronomes, conjugação de verbo. Você pode usar a estratégia de brincar com o “MIM não faz nada” e repetir a frase usando o ME de forma correta.
Quando iniciar com as regras de nossa língua, enfatize que o som, escrita e função do MIM e do ME são coisas completamente diferentes. Em algumas culturas o som do ME soara como MI, sendo ainda, ainda mais importante mostrar que o MIM (com m no final) é uma outra palavra tem outra função.
3) Substituição na frase:
Quando trabalhar com aquisição dessa regra, você pode trazer exemplos de frases ou jogos em que a criança tenha que escolher qual a palavra certa a colocar entro o MIM, EU e ME.
E mais adiante, proponha que mude a frase com a palavra Me para se usar o MIM (como nos exemplos dados no Me e mim, comparações).
Você tem outras dicas de como ensinar essa regra aos seus alunos? Compartilhe conosco nos comentários.
Obs.: são dicas para ajudar nossos alunos, não se torne um chato nas redes sociais corrigindo os adultos em todos os lugares.
Abraços, Shana Conzatti.