Que tal construir um mosaico pedagógico com sua turma? Fiz com alunos de 4 anos e eles amaram, mas essa atividade pode ser feita também nas Séries Iniciais. Uma atividade lúdica para trabalhar as formas geométricas, recorte, noção espacial, criação de figuras, raciocínio de planejamento e cores.
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Disciplina Artes (EF15AR02 e EF15AR04) e Matemática (EF01MA01, EF01MA08)
Ed. Infantil: Campos de experiências ET (EI02ET05, EI02ET07 e EI03ET05, EI03ET07) e TS (EI02TS02 e EI03TS02)
Mosaico Pedagógico:
Material:
- Papel colorido, podem ser restos de papéis que sobraram de outras atividades. Para Pré-escola entregue tiras de papel com as marcas para eles cortarem os quadradinhos. Para Séries Iniciais entregue pedaços de papéis e deixe que eles usem régua para fazerem os quadradinhos e depois os cortarem.
- Papel branco ou bandeja de isopor para montar o mosaico.
- Cola e tesoura.
Atividades:
- Entregue os papéis coloridos para as crianças cortarem os quadradinhos. Converse sobre as características dessa forma e as cores que irão usar. Reforce para tentarem fazerem todos os quadrados do mesmo tamanho.
- Pergunte o que eles poderiam construir com os quadradinhos. Deixe que criem sobre a mesa: animais, casinhas, pessoas… E que vão conversando um com o outro para descobrirem novas combinações de mosaicos.
- Após testarem as possibilidades, entregue a bandeja de isopor ou uma folha de papel para eles colarem os quadrados formando o desenho que escolherem. Após pode-se deixá-los decorarem as margens com o resto dos quadradinhos.
Atividades complementares:
- No caderno peça para cada criança fazer vários registros numéricos sobre a atividade. Pode-se por as questões no quadro ou fazer oralmente com a turma: Quantos quadradinhos usou para montar a figura? Quantos para fazer a margem? Quantos no total? Quantos da cor vermelha?…
- Depois as crianças podem montar as continhas de acordo com suas respostas e comparar com as dos colegas.
- Escrever a palavra que representa o desenho que fizeram, ou montar uma frase com essa palavra.
- Como tema de casa: desafie que as crianças produzam outras figuras usando outras formas geométricas, que podem ser desenhadas ou coladas. Depois exponha o trabalho de aula e o de casa.
Gostaram?
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Ideias extras para trabalhar cores:
Abraços, Shana Conzatti