Trago para vocês duas atividades simples para trabalhar motricidade fina (movimento de pinça, recorte, contorno e noção espacial) que podemos fazer em sala de aula ou em casa com crianças de 2 até 6 anos.
Atividades como estas são vistas pelas crianças como brincadeiras ou desafios e eles adoram, mas pedagogicamente estamos desenvolvendo os músculos e capacidades que serão necessárias mais adiantes quando estiverem à escrever letras cursivas, recortar ou mesmo perceber como se organizarem ao copiarem no caderno.
Atividades de motricidade fina:
Objetivos BNCC: EI02CG05 e EI03GC05
Objetivos gerais: Controle dos movimentos da mão, aprimorar o recorte, concentração, atenção, desenvolvimento viso-motor, perceber em cima e embaixo, trabalhar a escrita contínua (sem tirar a canetinha do papel).
1) Recorte comprido:
Cole três ou quatro folhas coloridas, ou faça em uma tira de papel pardo. Desenho nessa tira um caminho sinuoso. Prenda uma das ponta na mesa e deixe a outra livre. Convide seus alunos a recortarem suas tiras seguindo as linhas. Deixe que façam como conseguirem e oriente caso necessário.
Uma variação para crianças que já dominem a tesoura é entregar uma tira para cada dupla e uma criança em cada ponte deve recortar, para ver quem consegue chegar mais longe quando se encontrarem. Aqui tenha o cuidado e observar a atividade de perto para que não hajam acidentes.
2) Trilha do sobe e desce:
Cole na parede uma tira comprida de papel pardo ou folhas unidas (usei as capas dos blocos folhas de desenho que costumamos por fora, mas pode ser usado qualquer papel, ou um antigo cartaz do lado avesso). Em intervalos regulares cole pedaços de papel ou bolinhas de algodão ou tampa de garrafa.
Entregue cores de canetinha diferente para cada criança e peça que um por vez faça o caminho sem tirar a canetinha do papel. As regras é passar por cima e depois por baixo dos obstáculos, eles podem fazer primeiramente o caminho sem a canetinha apenas passando o dedinho para compreenderem o movimento a ser feito.
Essa caminho do sobe e desce pode ser feito no quadro-negro ou branco. Ao final entregue uma folha para seus alunos com os papéis colados para eles terem o seus registro pessoal da atividade.
Essas atividades pode ser feitas várias vezes durante o ano com algumas modificações para seus alunos continuarem a se interessar por elas.
Dicas extras:
Algumas ideias para trabalhar a motricidade fina
PRECISA DE JOGOS E BRINCADIERAS? Veja no e-book na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti