Trabalhar Músicas e parlendas na Ed. infantil é uma ótima oportunidade para estimular vários conhecimentos de modo lúdico, pois quem não gosta de música e parlendas? Trago algumas ideias interessantes (que fazem parte do e-book Gênero Textuais) de como podemos usar esse recurso em nossa sala de aula, para além da inclusão destas na rotina (canções para roda, para o lanche, na chamadinha…).
Ideias para trabalhar música e parlendas:
1) Desafios orais musicados:
Objetivos Gerais: Trabalhar ritmo e continuidade, Estimular oralidade, Aumentar o vocabulário.
Objetivos BNCC: EI02EF02 e EI03EF02
Use as parlendas, quadras, travas-línguas e cantigas infantis para fazer desafios nos quais o professor inicia uma parlenda/música já conhecida e uma criança deve continuar a mesma. Ou desafie seus alunos a falarem as trava-línguas já conhecidas cada vez mais rápido.
Ou diga uma palavra, ou mesmo mostre uma imagem, e a criança deve cantar ou falar uma parlenda que contenha aquela palavra ou imagem.
2) Faça representações concretas das parlendas e músicas:
Objetivos Gerais: Trabalhar a memória e vocabulário, Percepção de sequência e ritmo, Estimular o letramento.
Objetivos BNCC: EI01EF04, EI02EF05, EI03EF05, EI03CG03
Use os objetos/brinquedos diversos para representar as parlendas/cantigas. Quando se vai falando os versinhos, pode-se ir mostrando esses objetos ou mesmo pedir para as crianças trazerem determinado objeto. Por exemplo, na do “Sapo não lava o pé…” trazer um brinquedo em forma de Sapo, e mostrar o pé. Esses objetos podem ser expostos em ordem corretas para as crianças lembrarem-se como é essa parlenda.
Outra forma de representar as parlendas, quadrinhas, trava-línguas ou cantigas é brincar de mímica. A criança através de mímica deve ajudar seus colegas a adivinharem qual a parlenda/quadra se refere.
Semelhante ao anterior, as crianças podem representar a ordem dos versinhos desenhando ou colando imagens para “escrever” a parlenda/trava-língua conhecida. Desse modo iniciamos um trabalho de leitura através de desenhos.
3) Produzir e acompanhar ritmos:
Objetivos Gerais: Percepção de sequência e ritmo, Identificar diferentes ritmos.
Objetivos BNCC: EI01CG03, EI01TS01, EI01TS03, EI02CG03, EI02TS01, EI02TS03, EI03CG03, EI03TS01, EI03TS03
Organize momentos musicais em sua rotina para que as crianças possam se movimentar conforme os ritmos das músicas. Imitando os gestos feitos pelo adulto e criando novos movimentos.
Além do movimento corporal, utilize as músicas para estimular a criança a acompanhar o ritmo desta produzindo sons com seus corpos (batendo palmas, pés, sons com a boca) ou com objetos diversos (latas, chocalhos, amassando papel, sacudindo plásticos, batendo colheres…). Formando uma espécie de bandinha com as crianças.
Quanto maior a criança trabalhe de forma mais direta a noção do ritmo, mostrando que podem acompanhar este prestando atenção aos movimentos do adulto. Por exemplo, que sacudam o chocalho na intensidade que o professor bate palmas.
Em músicas infantis conhecidas podemos ir alterando o ritmo, cantando mais lento ou mais rápido para que as crianças percebam as diferenças e assim, modifiquem também seus modos de tocar (acompanhar o ritmo).
4) Identificar instrumentos musicais:
Objetivos Gerais: Identificar tons musicais, nomear e identificar os instrumentos musicais, produção artística com sucata.
Objetivos BNCC: EI01TS03, EI02TS03, EI03TS03
Crie instrumentos musicais com seus alunos com materiais reciclados e brinque de bandinha. Aproveite e mostre vários vídeos em que pessoas toquem os instrumentos separadamente para que a criança vá percebendo seus sons e associando ao nome daquele instrumento, além da forma de tocá-lo. Depois vídeos em que apareçam vários instrumentos ao mesmo tempo.
Quando as crianças já tiverem algum convívio com os sons dos instrumentos faça brincadeiras de colocar os sons e as crianças tentarem dizer o nome daqueles instrumentos. Ou mesmo dentro de uma música conhecida quais os instrumentos que conseguem ouvir.
Use imagens dos instrumentos para as crianças os nomearem e separarem em tipos (de soprar, de corda) ou mesmo por semelhança física (violão/violino/violoncelo – flauta/trompete).
Proponha brincadeiras de tocar instrumentos invisíveis enquanto cantam uma música, tentando imitar os gestos dos instrumentos que pensam estarem ouvindo ou que combina com o ritmo.
Faça jogos de mímicas em que uma criança finge tocar um instrumento e os outros devem adivinhar qual aquele instrumento. E se for possível, consiga alguns instrumentos musicais reais para que as crianças toquem, observem e testem como é tocá-los.
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Abraços, Shana Conzatti