A cultura indígena é repleta de musicalidade, por isso separamos algumas ideias para trabalhar as músicas indígenas em sala de aula e desenvolver a Competência Geral 3 (Repertório Cultural) da BNCC.
Nesta data é importante conversar com as crianças sobre a cultura indígena, aproveitando para problematizar sobre a situação que o índio se encontra em nosso país.
Que tal iniciar mostrando para seus alunos vídeos com apresentações musicais dos próprios índios? Isso irá enriquecer a experiência e poderá levantar discussões interessantes em sala de aula sobre diferenças na dança, tipo de música, roupas e instrumentos musicais.
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Artes (EF15AR13, EF15AR14) e ED. Física (EF12EF11, EF12EF12 e EF35EF09)
Ed. Infantil: TS (EI01TS01, EI01TS03 e EI02TS01, EI02TS03 e EI03TS01, EI03TS03) e EF (EI01EF02 e EI02EF02 e EI03EF02)
Corais de crianças indígenas:
Segue dois vídeo de exemplo, que encontramos na internet, espero que possam ajudá-los em suas práticas.
Instrumentos musicais:
Como dica de atividades vivenciais dessa rica cultura, cheia de cor e música, trouxemos algumas ideias de instrumentos musicais indígenas para formar um coral com seus próprios alunos.
1) Tambores: Basta prender um balão em uma lata com um elástico, e decorar a lata. Use palitinhos com trouxinhas de papel como batuta.
2) Flautas: de canudinhos (corte os canudinhos em tamanhos diferentes e os una com durex), ou junte qualquer outro material em tubinhos (pode ser com rolinhos feito de jornal, revista…)
3) Chocalhos: podem ser feitos com garrafa pet, potinhos de iogurte….
Abraços, Shana Conzatti
Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI. |