Uma ideia de atividade para trabalhar com seus alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental sobre nosso esqueleto. Juntando um tema de ciências à aspectos de linguagem, trabalho em grupo, momentos artísticos.
Está atividade é uma versão resumida do plano de aula completo com mais 11 sequências didáticas: Nosso corpo e órgãos – 5 anos até 1° do fundamental I, CLIQUE AQUI para ver a apostila em nossa lojinha “Planos de aula e projetos”.
Nosso esqueleto:
Principais objetivos da BNCC: EI03EO05 e EF01CI02, EF01CI04
Objetivos gerais: Conhecer nosso esqueleto e as funções dos ossos, desenvolvimento artístico e de percepção corporal.
MATERIAL: Imagem do esqueleto humano, Papel pardo ou cartolina escura, Canudos, Durex, Tesoura, Tinta ou giz branco, Folha preta ou escura, Chapas de raio X (trazidas de casa ou pelo professor, se for difícil encontrar chapas de raio X com sua turma, traga fotos ou imagens impressas desses, ás vezes é possível conseguir algumas chapas em hospitais ou clínicas locais)
COMO FAZER:
Momento 1: Mostre a imagem do esqueleto e pergunte se sabem o quê é se temos em nosso corpo. Incentive-os a apertarem seus dedos, braços, pernas, rosto, costelas para sentir os ossos embaixo da pele. Comente para que serve o esqueleto (para nos sustentar, se não iríamos ser moles como lesmas).
Pergunte se eles já quebraram alguns ossos ou conhecem alguém que quebrou? E deixe que observem os raios X trazidos por eles ou pelo professor. Que tentem identificar qual é aquela parte comparando com o desenho do esqueleto e com seus próprios ossos ao apertá-los.
Para exemplificar como é a consistência do osso, se desejar pode-se trazer alguns ossos de frango ou porco para eles manusearem.
Momento 2: Estenda o papel pardo com as crianças sentadas ao redor. Faça com lápis um desenho central da caveira, coluna vertebral e bacia, explique quais são essas partes e deixe as crianças pintarem com tinta branca. Marque com o lápis onde os outros ossos devem estar. Depois entregue os canudos e vá orientando onde e como podem colar com o durex para formar nosso esqueleto. Depois exponha o esqueleto coletivo na sala.
Se desejar escreva as partes do corpo no cartaz (braços, dedos, cabeça…)
Momento 3: Entregue a folha escura e o giz ou lápis branco para cada criança. E deixe que desenhem de modo que conseguirem o seu esqueleto. Observando o esqueleto coletivo criado e a imagem trazida pelo professor.
VARIAÇÃO POR NÍVEL:
1°: Para as crianças de 4 e 5 anos faça todos os momentos como propostos. Ajudando mais de perto quando necessário.
2°: Para as crianças do 1° ano faça todos os momentos como propostos, mas no momento 3 desafie seus alunos a escreverem as partes do corpo em seu desenho. Podem fazer de modo espontâneo, ou vá ajudando na formação das palavras.
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Abraços, Shana Conzatti