Criei com carinho uma história sobre amizade e criatividade envolvendo as nuvens e estrelas para trabalhar o prazer da leitura, interpretação de texto e outros conceitos como o quê são nuvens e estrelas. Abaixo segue um trecho da história e ideias de atividades pedagógicas para fazer com seus alunos sobre o texto.
Trecho do texto: Nuvens e Estrelas
Deitada na grama macia, Nina olhava as nuvens. Suas formas de algodão se transformavam em animais mimosos ou monstros assustadores, bastava apenas um pouco de imaginação.
As nuvens arredondadas vagavam densas e brancas pelo céu, suas formas se modificavam a cada soprar do vento. Lufadas fortes ou apenas uma brisa davam o ritmo da dança das nuvens. Nina apoiou a cabeça nos braços e observou duas nuvens juntas, que rodopiavam como se dançassem.
Aquele espetáculo a fez se lembrar de quando era pequenina. Ela apoiava os pés sobre os do pai e, em conjunto, eles giravam pela sala, enquanto a mãe ria e batia palmas no ritmo da dança. Nina sentia saudades desse tempo e do lugar deixado para trás ao mudar de cidade na semana anterior.
Nascera na cidade grande. Os sons dos carros e as pessoas apressadas nas calçadas faziam parte de seu cotidiano. Mas agora o pai de Nina tinha um novo emprego. E ela e sua família se mudaram para a zona rural.
Ela não conhecia ninguém naquela minúscula cidade. Olhar as nuvens fazia Nina se sentir menos sozinha. Ela podia estar em um lugar desconhecido, mas as nuvens ainda eram as mesmas.
Prédios altos não existiam naquela nova cidade. Um lugar no qual o verde se espalhava até onde a vista alcançava. As pessoas moravam em casas com pátios gramados, repletos de árvores e animais domésticos.
De repente, as nuvens se tornaram cinzas. O vento assoprou forte e mudou suas formas. Um clarão no céu se juntou as nuvens e as transformou em um dragão de enormes asas decidido a forrar o céu com sua fumaça cinza-escura. (Autoria Shana Conzatti – adquira o texto completo com atividades pedagógicas, AQUI.)
Atividades de interpretação e criatividade: Nuvens e Estrelas
1) Observação de Nuvens:
Objetivos Gerais: Estimular a criatividade e capacidade de observação, compreender o quê são as nuvens, observar o ciclo da chuva.
Objetivos BNCC:
- Infantil: ET (EI03ET03)
- Fundamental: LP (EF15LP05, EF15LP09) CI (EF04CI02, EF05CI02)
Leve as crianças para o pátio e as desafie a olharem as nuvens e dizer com que estas se parecem. Prefira um dia nublado para que não fiquem muito tempo olhando direto para o sol. Deixe que as crianças brinquem e conversem entre si, inventando histórias e desenhos. (todas as idades)
Depois questione o quê são as Nuvens? Para os pequenos pode-se trazer uma explicação simples, para os alfabetizados proponha que busquem vídeos e textos que expliquem como as nuvens se formam. E escrevam textos explicando. Aproveite para comentar sobre o ciclo da chuva, no qual as crianças poderão então representar através por desenho esse ciclo.
2) Criação de histórias:
Objetivos Gerais: inventar narrativas, produção textual oral e escrita, desenvolver capacidade de escrita (ortografia e gramática).
Objetivos BNCC:
- Infantil: EF (EI03EF06, EI03EF09)
- Fundamental: LP (EF15LP05, – EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09)
Proponha que seus alunos inventem histórias a partir das observações das nuvens. Para aqueles que ainda não escrevem monte uma história coletiva. Ou apenas em uma brincadeira oral na qual cada criança deve continuar a história acrescentado o quê está vendo nas nuvens. Ajude seus alunos a encontrarem alguma coerência na história.
Para as crianças já alfabetizadas deixe que inventem e escrevam uma história a partir de observações realizadas das nuvens. E depois que leiam as histórias em sala e monte um livrinho coletivo da turma.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti