Nessa época de primavera trabalhar a geminação do feijão, as partes das plantas usando a história do João o pé de feijão como base é um modo de aproveitar a épica do ano juntamente com o desenvolvimento do gosto pela leitura de histórias infantis clássicas. Algumas dessas ideias estão completas no plano de aula de nossa lojinha.
Atividades João e o pé de feijão:
Contação da história:
Objetivos Gerais: Apreciar a contação da história, perceber a sequência da história e seus personagens, fazer a interpretação textual (oralmente), trabalhar a criatividade e produção artística.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EF01EF03, EF01EF04 – EI02EF03, EI02EF03, EI02TS02 – EI03EF03, EI03EF04, EI03TS02
- EF15AR04Fundamental: EF15LP03, EF15LP15, EF15LP18, EF15LP19,
Momento 1: Traga a história para seus alunos (mostre o livro, filme ou outro recurso como fantoche). Antes de iniciar a história fale o título e questione se eles já conhecem essa história, e o quê sabem desta. Permita que falem o quê lembram e conversem entre si. Essa história costuma ter algumas variações quanto ao seu final e os motivos de João ou do Gigante, então permita que falem livremente. Desenvolva a contação da história ou sessão de filme e deixe que aproveitem o momento. Se for uma sessão de vídeo pode-se incluir um momento com pipocas e luzes apagadas para fazer um cineminha.
Momento 2: Após ouvirem a história sente com seu alunos e vá perguntando sobre a sequência dos fatos da história, quais os personagens, quais suas motivações, quais os animais, quais o objetos mágicos…. E se foi certo João roubar os objetos do Gigante, e outras questões que possam surgir.
Nesse momento tenha os personagens recortados (da folha do material de apoio) e vá colocando a frente das crianças na ordem que aparecem na história. Por exemplo, primeiro aparece a vaca, depois o gigante, depois a galinha, depois a harpa… ajude-os a perceber essa sequência através dos números que você escreve nas imagens colocadas a frente deles.
Momento 3: Em uma folha de desenho entregue a tinta verde para eles fazerem o pé de feijão como desejarem. Após entregue um pedaço pequeno de papel (para que eles mantenham a proporção que você deseja do desenho) e diga para desenharem o castelo e pintar, recorte esse e cole sobre o pé de feijão. Ajude-os a colar o algodão para fazer a nuvem. Após eles podem completar o cenário da história com desenhos.
Germinação do feijão:
Objetivos Gerais: Perceber o processo de germinação e crescimento do feijão, Analisar as partes das plantas, Perceber as necessidades de sol e água para as plantas.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EI01ET02, EI01ET03 – EI02ET03, EI02ET06 – EI03ET03, EI03ET04
- Fundamental: EF01CI05 – EF02CI04, EF02CI05, EF02CI06
Momento 1: Relembre a história e o quê João plantou, questione se já plantaram algo e sabem o quê as plantas precisam para crescer (conforme a realidade de sua turma, eles podem ter bastante experiência sobre o assunto ou nada). Entregue um copo com algodão no fundo para cada criança e três ou cinco feijões, oriente que coloquem os feijões no algodão (empurrando um pouco para ficarem envolto pelo algodão, mas não cubram completamente o feijão – pode ser feito com terra, mas as criança não conseguirão ver o processo de enraizamento que ficará escondido dentro da terra). Então questione o quê a planta precisa para crescer, e ajude-os a colocar um pouco de água e coloque em um local que pegue sol uma parte do dia, mas que não seja demasiado quente. Escreva o nome da criança em seu copo, ou peça para que cada um escreva seu nome com o cuidado de não quebre o copo.
Separe um copo com o algodão e o feijão e deixe sem água e fora do Sol. Ou faça dois copos, um que ficará sem água, mas no Sol e outro que ficará com água no escuro. Vá observando diariamente com seus alunos como os feijões deles e os dos copos separados estão se desenvolvendo (se precisam de mais água – não deixe encharcar só umedeça o algodão), como está a aparência do feijão (se inchou, abriu, criou raiz ou folhas, qual o tamanho do caule). Deixe que percebam que os feijões crescem em tempos diferentes, alguns estarão mais altos, outros germinaram todos os feijões do copo e outros apenas um ou nenhum. Trabalhe com eles as hipóteses de por que isso acontece (diferença da quantidade de água, posição no sol, semente não tão boa…).
Se acontecer de os feijões de uma criança não crescerem nada, acrescente novos feijões no segundo ou terceiro dia. Ou converse com as crianças e peça permissão para uma criança que tem todos os seus feijões crescidos para doar um para seu colega, para poder continuar a experiência. Eles podem ir fazendo anotações diárias através do desenho de como estão seus feijões em cada dia.
Momento 2: Traga a folha do registro individual do crescimento do feijão e a folha com as imagens da germinação do feijão para que eles comparem se seus feijões passaram por todas as etapas. Ajude-os a numerar a sequência dos acontecimentos de crescimento da planta. Ao final eles podem observar como ficou o seu feijão e desenhá-lo. Nesse momento retorne também aos copos sem água e sem sol para ver como foi o desenvolvimento destes, e converse sobre essas diferenças e as necessidades das plantas para se desenvolverem.
Momento 3: Depois entregue o castelo para eles pintarem e recortarem, cole o algodão na base do castelo e prenda um palito, prenda este dentro do copo para que o “feijão chegue no castelo do gigante”. Nesse momento pode-se enviar os feijões para casa para eles continuarem a cuidar dos feijões. Comente que podem passar o feijão para a terra, para que se desenvolvam melhor e explique que a terra tem nutrientes que a planta precisa que não tem no algodão, que foi plantado assim só para eles poderem ver melhor o crescimento da planta.
O pé de feijão mágico:
Objetivos Gerais: Trabalhar sequência numérica, esquema corporal, noção de altura.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EI02EO05, EI02ET07 – EI03EO05, EI03ET07
- Fundamental: EF01MA02, EF01MA15, EF01CI02 – EF02MA16
Momento 1: Trabalhe com seus alunos a imaginação de como seria subir no pé de feijão gigante: o quê sentiriam, como conseguiriam subir, como se segurariam… se já subiram em algum local alto. Aproveite o momento para salientar sobre a segurança, os cuidados ao subir em algo e também os perigos de quedas e ferimentos. Fale sobre não se pendurarem em janelas ou sacadas e como pode ser realmente perigos e até fatal.
Então comente que devem brincar de subir em árvores ou nas coisas só com a supervisão de um adulto e com segurança, assim amarre uma corda no alto de uma árvore ou um portão que aguente o peso das crianças. E ajude-as as ir subindo pela corda como se tivesse subindo no pé de feijão. Segure as costas das crianças para que ela não caia caso solte a corda e também que você possa ir ajudando-os a subir. Depois questione como foi a experiência, se alguma criança teve medo ou como foi olhar as coisas de cima, e quanto de força precisaram usar…
Caso não tenha um local onde possa amarrar uma corda para eles tentarem escalar, eles podem subir em um banco ou em algum brinquedo do parquinho e ver como é a sensação de estar no alto. Tenha sempre o cuidado com a segurança das crianças e peça ajuda para um colega se for preciso.
Momento 2: Em sala de aula monte um pé de feijão gigante ao enrolar o papel pardo em um cabo de vassoura para mantê-lo em pé, e cole o final do pardo no teto assim ele não cairá. Prenda com durex ou com grampos folhas com a sequência numérica. Convide um aluno a desenhar o castelo e prenda no topo do pé de feijão. Trabalhe com eles essa sequência numérica, com eles apontando quais os números são ditos.
Momento 3: Peça que eles se desenhem em um pedaço de papel, então recorte. Sente com as crianças perto do pé de feijão feito na sala. Pegue fichas com os números escritos na mesma quantidade das folhas coladas no pé de feijão. Misture as fichas e cada criança deve tirar uma ficha e ver qual o número que tirou. A criança deve colar a sua representação (o desenho feito) ao lado da folha com o número tirado. Ajude-os a subir na cadeira para colar e números mais altos ou a professora cola. Se você tiver mais alunos do que a sequência numérica que deseja trabalhar repita os números nas fichas.
Após colarem tudo no pé de feijão faça questionamentos de qual a “criança” ficou no ponto mais alto e no mais baixo, quantas crianças ficaram entre tal e tal número. Se algum número ficou sem crianças ou ficou mais de uma criança.
Veja mais ideias com a história João e o pé de feijão abaixo:
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Abraços, Shana Conzatti