Atividade voltada à Higiene e saúde trabalhando com as crianças de 4 até 7 anos os conceitos do quê são e para o quê servem os dentes. E posteriormente realizando um gráfico dos dentes de leites perdidos pelas crianças para trabalhar conceito matemáticos. (Essa atividade que faz parte do plano de aula com mais 11 sequências didáticas de nossa loja “Planos de aula e projetos”: Saúde Bucal, CLIQUE AQUI para conhecer a apostila completa)
Atividades de saúde bucal: O quê são os dentes?
Principais objetivos da BNCC: EI03CG04, EI03ET07, EI03ET08 – EF01CI03, EF01MA21
Objetivos gerais: Perceber a importância dos dentes, conhecer quais são dentes, suas funções e tipos. Trabalhar gráficos e conceitos matemáticos.
MATERIAL:
- Textos ou vídeos sobre os dentes e suas curiosidades
- Espelho
- Papel pardo ou cartolina
- Canetinha
- Lápis de cor
COMO FAZER:
Momento 1: Traga para sua turma imagens, vídeos e textos simples que expliquem o quê são os dentes: Do quê são feitos (ossos)? Para que servem? Quais os tipos de dentes temos, para o quê cada dente serve? E sobre os dentes de leite. E o quê acontece se não cuidamos bem dos dentes (que vem cárie, que cai). Proponha uma conversa com as crianças interligando o material trazido juntamente com os conhecimentos prévios das próprias crianças. Se desejar vá anotando no quadro ou em um cartaz as descobertas e dúvidas surgidas durante essa conversa.
Momento 2: Após a pesquisa convide as crianças a irem ao espelho e observam seus dentes e dos colegas. Aproveite para fazer contagem de dentes e comparações se todas as pessoas têm dentes iguais, se alguns têm mais ou menos dentes.
Momento 3: Sente com as crianças em roda. Monte um gráfico de preferências em um cartaz fazendo a linha vertical e horizontal. Na vertical coloque a numeração que representa o número de dentes, na horizontal quantas crianças realizaram aquela resposta. Entregue quadradinhos coloridos de mesmo tamanho para seus alunos (como o modelo da imagem a cima). Vá perguntando quantos dentes de leite cada criança já perdeu. E a criança cola o seu papel na coluna correspondente. Depois que todos colarem os papéis, faça a contagem coletiva das respostas: quantas crianças perderam 1 dente, quantas 2 dentes… e assim por diante. Ao final desafie as crianças e responderem quantos dentes a maioria dos colegas perdeu e depois qual foi o menor resultado.
VARIAÇÃO POR NÍVEL:
1°: Para as crianças da Ed. Infantil faça todos os momentos dando maior suporte. Ajude individualmente seus alunos a pintarem a quantidade certa de dentes na folha. No momento 4 monte todo o gráfico de modo coletivo e as respostas de modo oral. Depois exponha o gráfico.
2°: Para o Ensino Fundamental faça todos os momentos como propostos. No momento 1 pode-se realizar um texto coletivo de informações básicas sobre os dentes para as crianças copiarem no caderno. No momento 4 após fazer o gráfico de modo coletivo, você pode fazer perguntas no quadro sobre as quantidades e interpretação dos resultados do gráfico para seus alunos responderem no caderno.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti