Está história “O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado” faz muito sucesso na minha sala de aula, sendo assim, decidi compartilhar uma sequência didática sobre o livro com vocês. Adaptei as atividades para que possam ser feitas em diversas idades. Para quem não conhece a história, ela trabalha principalmente com conceitos de ansiedade e depois de partilha. Assim uma oportunidade para estimular a cooperação e divisão entre as crianças.
História o ratinho, o morango vermelho maduro…
Objetivos Gerais: ouvir e apreciar histórias, trabalhar a noção de amizade e cooperação, interpretação da história.
O primeiro passo de qualquer sequência didática que envolva uma história é a contação que pode ser feita através da leitura do livro, se o tiver, ou usando outros recursos. Para minha turma montei imagens com EVA e fui contando ao colá-las no quadro. Segue alguns links com vídeos de contação desta história que pode usar com sua turma: Amo contar histórias, Contadora de Histórias, Desenhando Histórias.
1) Conversa e registo pós-história:
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EF (EI01EF03, EI01EF04 e EI02EF03, EI02EF04 e EI03EF04)
- Ens. Fundamental: LP (EF15LP05, EF15LP09)
Após a contação conversar com seus alunos questionando o quê compreenderam da história, quais os personagens e sequência desta. Questione por quê o ratinho preferiu dividir o morango? E pergunte com quem cada criança gostaria de entregar uma metade do morango, se elas fossem o ratinho.
Nessa atividade pode-se fazer de duas maneiras. Uma é entregar a imagem de um morango para a criança pintar, recortar a metade e então presentear a outra metade para um amigo escolhido. Se a criança já escreve peça para escrever um recadinho para seu amigo. Tenha o cuidado para nenhuma criança ficar sem uma parte do morango, incentivando que todos recebam ao menos uma metade.
Ou utilize o caderno e solicite para a criança desenhar ela e a pessoa que vai dividiria o morango, podendo escrever o nome do colega com ajuda da professora.
Para os menores de 3 anos após a história apenas questione sobre os personagens e seus sons, podendo entregar uma imagem dos personagens para serem pintadas com a técnica que desejar.
2) Receitas com morango:
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: ET (EI01ET01 e EI02ET01 e EI03ET01)
- Ens. Fundamental: LP (EF12LP06)
Pergunte quais receitas/comidas eles lembram e gostam que utiliza-se morangos, vá anotando no quadro ou folha o quê eles dize: gelatina, bolo, mousse, iogurte… Organize então uma receita coletiva para fazerem com a fruta de morango. Sente com as crianças para observar a fruta e prová-la. Uma receita simples é fazer uma batida de leite com morango ou apenas um suco, pois é só misturar e bater. Depois deixe as crianças copiarem a receita no caderno.
Para os bebês apenas leve o morango para experimentarem, tocarem e cheirarem.
3) Pés do grande urso:
OBjetivos BNCC:
- Ed. Infantil: CG (EI02CG03 e EI03CG02)
- Ens. Fundamental: EF (EF12EF01 e EF35EF01)
Atividades indicada a partir dos 3 anos. Para trabalhar a cooperatividade, imaginação e coordenação motora monte pés gigantes de urso para fazer um passeio no pátio com as crianças. Usei um caixa comprida de papelão para cortar os pés e colei duas tiras de EVA em cada pé, para duas crianças utilizarem por vez. Conforme sua turma pode fazer para até quatro crianças.
A brincadeira é fingir ser o grande urso tentando andar por um caminho pré estabelecido juntamente com o colega sem cair. O quê é bem difícil no início, pois as crianças devem se coordenar em erguer o mesmo pé ao mesmo tempo, mas depois eles adoraram. Incentive a criatividade dizendo para eles fazerem o som do urso, se desejar faça também as máscaras.
Outras opções de atividades:
Ainda nesta história pode-se trabalhar as palavras Urso e Rato, além das características desses animais. Produções artísticas ou textuais dos personagens. Confira uma ideia para trabalhar o ratinho, AQUI.
Obs.: Esta sequência didática pode ser adaptada para atividades remotas: conte a história em vídeo para seus alunos. Então proponha o desenho imaginando seus colegas de escola e na atividade da receita que façam em casa e façam um vídeo ou texto contando como fizeram a receita. E ao invés de fazer um pé de urso coletivo, peça para construírem com sucata um urso ou um ratinho.
Gostaram dessa pequena sequência didática?
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti
Bom dia!
Excelentes ideias. Adorei todas.
Gostaria de saber se posso utiliza-las com meus alunos, no Google sala de aula.
Muito obrigada.
Obrigada pelo carinho. Sim pode usar. 🙂