No início das aulas ou mesmo durante o desenrolar dos semestres em alguns momentos precisamos fazer uma pausa no conteúdo e focar no comportamento de nossos alunos, seja por ter muita conversa ou mesmo brigas e discussões. Essa pausa é importante para professor e alunos repensarem as regras de sala e novas estratégias que possibilitem que as aulas sejam momentos mais tranquilos para que a aprendizagem aconteça.
Trago uma junção de dinâmicas com a temática “os monstrinhos da boa educação” que podem ser feitas como uma sequência didática ou apenas escolha uma ou outra ideia que funcione melhor com seus alunos. Essas ideias são adequadas para crianças de 3 anos até a 5° ano do Ensino Fundamental. Conforme a realidade de sua turma, terá melhor ou pior efeito e poderá ser necessário algumas mudanças, mas espero que ajude-os a terem aulas mais calmas.
Dinâmicas com os monstrinhos para disciplina escolar:
Objetivos gerais: Promover o respeito ao outro, trabalhar a capacidade de ouvir, relembrar regras necessárias na sala de aula, promover um ambiente mais calmo para aprendizagem, desenvolver a amizade e empatia. Além de objetivos transversais como motricidade fina, desenvolvimento artístico, produção textual, leitura….
Objetivos da BNCC:
- Maternal: EI02EO01, EI02EO06, EI02EO07, EI02CG05, EI02TS02
- Pré-escola: EI03EO01, EI03EO03, EI03EO07, EI03CG05, EI03TS02
- Ensino Fundamental: EF15LP03, EF15LP05, EF15LP10, EF15LP11
1) O dia em que o monstro veio à escola:
Inicie contando a história “O dia em que o monstro veio à escola” (Baixe o PDF) para seus alunos. Conforme a idade de sua turma entregue o texto para eles lerem em conjunto, ou faça uma contação com fantoches. Usei para fazer os palitoches as imagens do site de Iara Medeiros (Baixe o PDF)
Após contar a história converse com seus alunos sobre o conteúdo desta. Questionando quais os comportamentos que eles não gostam (que os atrapalham durante a aula ou recreio). Conforme a idade, seus alunos irão se focar em questões de brigas ou conversas.
Nesse momento vá anotando os comportamentos que eles consideram ruins, quando nomearem crianças com determinado comportamento não foque na criança e sim apenas anote o comportamento, e mostre durante a discussão que não é só uma criança que “incomoda”, e sim são uma equipe e devem pensar de modo coletivo.
2) Reforçando regras de convívio e amizade:
Usando as falas de seus alunos do momento anterior organize com eles um cartaz, em que coloque as coisas que eles não gostam que aconteça na sala. Então proponha que encontrem formas de resolver esses problemas. Por exemplo, o quê podemos fazer quando um colega nos bate? Ou como diminuir a conversa? Deixe que falem livremente. Mas vá levando a conversa para a direção de irem criando regras para sala de aula (se já tivessem as regras, reveja-as para ver se precisam colocar outras ou mudá-las).
Após criarem as regras básicas para o bom convívio em sala como: não gritar, esperar sua vez de falar, não brigar…. Proponha que pensem em consequências caso as regras sejam quebradas, crie isso em conjunto com seus alunos para que eles as respeitem posteriormente. Organize essas regras e consequências em um cartaz no qual as crianças podem participar desenhando essas regras ou mesmo as escrevendo, coloque em um local visível e vá relembrando-as conforme essas são quebradas.
As consequências ao serem feitas de forma coletiva garante que não seja algo autoritário do professor, pois eles aceitaram a combinação. Tenha o cuidado para essas consequências não serem exageradas e que não punam a turma toda quando for algo de poucas crianças.
Peça para seus alunos fazerem desenhos de momento bons em sala de aula, coisas que eles gostam de fazer em conjunto com os outros, os maiores podem escrever esses momentos. Depois eles colam no cartaz juntamente com as primeiras falas. Use pedaços de cordão para fazer uma teia de amizade, ao questionar seu aluno qual colega ele quer convidar para realizar esse momento legal (como uma brincadeira específica, fazer um desenho, ficar no recreio…). Ligue o cordão entre as duas crianças, incentive que todos escolham alguém para que ninguém fique de fora. Organize trios quando necessário.
Após a dinâmica converse com as crianças para que contem como foi a experiência de fazer algo com esse colega. Essa ideia pode se repetir ao ir trocando as duplas durante as aulas, ao ter em sala um cartaz fixo com os desenhos das crianças (ou fotos com seus nomes) e ir mudando os cordões de lugar e assim trazer a oportunidade de diferentes crianças aprenderem a trabalhar em conjunto.
3) Os monstrinhos e a ludicidade:
Relembre a história contada sobre o monstrinho e as boas maneiras em sala de aula. E crie com seus alunos diferentes tipos de monstrinhos (conforme a idade de seus alunos) para reforçar a aprendizagem através do lúdico. E assim eles relembrarem melhor a história.
Segue duas ideias que fiz com meus alunos:
- A pintura do monstrinho: Em uma folha em branco eles pintaram com esponja. E após eles escolheram qual a boca e os olhos quiseram colar em seu monstrinho. Outra técnica é colocar tinta ao centro da folha e eles assopram formando o monstrinho.
- Monstro maluco: Enrolei no rolinho de papel higiênico um papel colorido. As crianças desenharam o rostinho do monstro como desejaram e depois recortaram o cabelo. Brincamos com esse monstrinho, reforçando a história e as regras criadas.
Trago mais duas ideias complementarem que retirei da internet.
- Faça monstrinhos de pompom e cole sobre os lápis para incentivá-los a escrever, brinque que ao usarem esse lápis especial ele serão mais criativos e conseguirão aprender novas coisas. As crianças podem colar no pompom os olhos e boca e assim personalizar os seus lápis.
- Criar marcadores de página de monstrinhos. Ajude-os a dobrar a folha e a decorar seus monstrinhos. Use esses marcadores para colocar no caderno marcando o local do tema de casa dessa semana, ou mesmo para incentivar a leitura. Pode-se dizer que é o monstrinho da leitura que gosta de ficar no canto da página lendo juntamente com eles.
4) O monstrinho do silêncio:
Encontrei na internet essa dinâmica e em muitas turmas ela pode funcionar, principalmente em um primeiro momento para que as crianças se acostumem a ouvir e a manter a concentração. Faça para seus alunos vários monstrinhos de pompom e decore com olhos e bocas de modo que fiquem engraçadinhos.
No início da aula entregue um monstrinho para cada criança, para que eles possam ficar com estes sobre a mesa. Diga que esse é o monstrinho do silêncio e que ele não gosta de barulho. Então quando a criança começa a falar demais recolha o monstrinho e só entregue novamente depois de um tempo quando a criança conseguiu ficar em silêncio.
Uma variedade é entregar os monstrinhos para todos apenas em um momento específico como uma explicação ou uma roda, em que a criança deve esperar sua vez de falar. Pois não esperamos que as crianças fiquem as 4hs em silêncio e esse recurso pode acabar sendo ignorado pela criança. Não funcionará com todos, mas você pode ir alterando a estratégia conforme for a necessidade de seus alunos. (segue algumas imagens de exemplo que tirei da internet).
Outra modificação possível é usar esse recurso como os monstrinhos da coragem (a criança segura quando irá ler em voz alta, realizar um exercício de matemática, ou fazer algo que não se sente a vontade), o monstrinho da aprendizagem (para momentos de prova, para acalmar seus alunos ou mesmo quando precisam se concentrar mais em um conteúdo mais difícil). Use da ludicidade para incentivar seus alunos nas necessidades de sua turma.
Algumas ideias simples para ajudar nesse processo de acalmar a turma e afastar a indisciplina, NO VÍDEO DO CANAL, CONFIRA:
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Abraços, Shana Conzatti