Traga uma ideia para trabalhar formas geométricas com a história dos três porquinhos, espero que seus alunos amem como os meus.
As formas geométricas nos porquinhos:
Objetivos: Identificar as formas geométricas, trabalhar o esquema corporal, escrita criativa da história.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EI01ET01, EI01TS02, EI01CG05, EI01EO05 – EI02ET01, EI02TS02, EI02CG05, EI02EO05 -EI03ET01, EI03TS02, EI03CG05, EI03EO05
- Fundamental: EF15AR04, EF15LP19 – EF01MA14, EF01CI02 – EF12LP05 – EF02MA15
Desenvolvimento:
Momento 1: Agora convide-os a criarem seus próprios porquinhos a partir das formas geométricas. Entregue uma folha com as três formas coladas (para serem as cabeças dos porquinhos). Pergunte como poderia ser o corpo de cada um desses porquinhos (se o redondo teria o corpo redondo, e o quadrado o corpo quadrado?).
Momento 2: Com os seus desenhos dos novos porquinhos com as formas geométricas, questione seus alunos como seriam as casas desses porquinhos. Será que a casa do porquinho redondo seria redonda? O quê mais na vida desses porquinhos seria feito com as formas geométricas? E o Lobo qual a forma geométrica teria?
Escreva com eles uma história coletiva dessa nova história com as formas, por exemplo. O porquinho redondo fez uma casa redonda, e o lobo assoprou e a casa rolou…. Deixe que eles acrescentem suas ideias, podendo ajudar em alguns momentos. Ao finalizar a nova história monte um cartaz. Escreva a história e permita que eles façam a ilustração dos novos elementos dessa história.
Momento 3: Traga materiais variados como pratos descartáveis, bandejas de isopor… e desafie seus alunos a pintarem esses objetos e montarem os porquinhos e o lobo (vá trabalhando as formas geométricas usadas – se o lobo ficou quadrado ou redondo…). Ajude-os no que for necessário.
Se desejar pode-se fazer os personagens com retalhos de tecido e papel deixando que seus alunos cortem nas formas geométricas desejadas e construam o porquinho e o lobo.
VARIAÇÃO POR NÍVEL:
0 á 2 anos – Infantil: No momento 1 traga em um cartaz os porquinhos com diferentes formas já montados e converse com as crianças sobre o nome e características daquelas formas. Então no momento 2 conte a nova história de como seria com as formas geométricas, podendo trazer as formas e ir colando no cartaz para ir montando a sequência da nova história, ao final exponha a história na sala para eles interagirem. Se desejar faça essas formas e porquinhos com TNT ou outro tecido e encha com jornal criando a história em um tapete de histórias e depois deixando esses elementos para as crianças brincarem. No momento 3 entregue os materiais para as crianças pintarem, então complete estes com os olhos, orelhas e focinho e pendure pela sala para decorar.
3 aos 6 anos – Infantil: Faça todos os momentos como propostos, ajudando quando necessário.
1° e 2° anos: Faça todos os momentos como propostos. No momento 2 eles podem copiar a história no caderno e fazerem desenhos individuais de como ficou a história.
Lanche decorado em forma de porquinho:
Objetivos Gerais: Experimentar novos sabores, incentivar a alimentação saudável, trabalhar o gênero textual receita
Objetivos BNCC: EI01EO05, EI01CG04, EI01ET01, EI01EF08 – EI02CG04, EI02EF01, EI02ET01, E02EF08 – EI03CG04, EI03ET01, EI03EF07
Desenvolvimento:
Momento 1: Traga várias frutas, vegetais e outros ingredientes (ou peça que cada criança traga algo de casa). Observe com as crianças o quê foi trazido, converse sobre as cores, deixe pegarem os alimentos e ver a textura, os odores e que provem um pouco. Aproveite para fazer da alimentação saudável e o nome daqueles alimentos.
Então crie com seus alunos lanches decorativos usando as frutas e os outros ingredientes (pode-se fazer um doce e um salgado). A ideia é que faça porquinhos e o lobo com a comida, desafie-os a tentar organizar os ingredientes para que pareça esses animais. Traga ao menos dois lanches já montados para eles usarem como inspiração.
Momento 2: Converse sobre o gênero receita e como eles fariam para explicar para seus pais como fazer o lanche em casa. Assim monte com eles uma folha de registro desenhando os ingredientes usados e as quantidades.
Momento 3: Organize um horário de lanche para comerem suas criações e também provarem as dos colegas (se for algo que dê para cortar). Pergunte como foi a experiência: que misturas de sabores gostaram? Se experimentaram algo que costumam não gostar, mas gostaram? Que receitas eles gostariam de refazer (o quê pode ser refeito em um momento de lanche coletivo, ao seguirem a receita de alguns colegas).
VARIAÇÃO POR NÍVEL:
0 á 2 anos – Infantil: Faça o momento 1 até a parte deles experimentarem e analisarem os alimentos trazidos. Traga então os lanches montados usando variações de combinações de frutas e cremes. Faça o momento 3 como proposto. Se desejar mande para casa a receita de dois ou três dos lanches feitos e as fotos para que os pais façam em casa com seus filhos.
3 aos 6 anos – Infantil: Faça o momento 1 como proposto. No momento 2 faça a folha de modo mais coletivo, e ajude as crianças a montarem seus lanches dando maior dicas. Faça o momento 3 como proposto.
1° e 2° anos: Faça todos os momentos como propostos. Incentive que na folha do momento 2 usem mais a escrita, pode-se depois juntar todas as folhas e xerocar para montar um livrinho de receita para ser enviado para casa.
Veja mais ideias com a história Três Porquinhos abaixo:
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti