Algumas ideias para introduzir noções de padrões e sequências lógicas no início do ensino matemático, usando os conceitos da BNCC.
Padrões de regularidade: EF01MA09
OBJETIVOS:
- Identificar a existência de padrão
- Compreender a ideia de sequência lógica
COMO FAZER:
Material:
- Imagens das sequências lógicas
- Tampinhas coloridas ou quadradinhos de papel coloridos
Desenvolvimento:
1) Recorte as linhas de sequências lógicas do material de apoio, cole no quadro uma por vez e pergunte como podemos agrupar os objetos dessa linha (formas ou cores)? Tem algo que se repete nessa fila? O quê? Para manter a repetição o que você colocaria depois? Deixar pensarem. Desafie que eles desenhem no caderno como continuariam a sequência lógica. Depois compare as respostas das crianças e ajude-os a compreender qual deveria ser a sequência correta.
Faça o mesmo processo com as outras tiras de sequências lógicas do material de apoio para fortalecer o conceito e eles perceberem que devem analisar o padrão de repetição para continuarem.
Para ter o registro no caderno pode-se imprimir ao menos duas tiras das sequências lógicas por criança para colarem no caderno e completarem pelo menos mais duas vezes as sequências com desenhos.
2) Entregue um punhado de tampinhas ou pedaços de papel para uma dupla de crianças. Desafio-os a criarem sequências lógicas de seis ou oito elementos. Eles podem montar como desejarem sua sequência, depois devem tentar completar a sequência criada pelo colega, mantendo a regularidade de cores usadas ou posições das tampinhas e papéis. Vá desafiando que façam combinações cada vez mais complexas para os colegas tentarem continuar a sequência.
Pode-se montar desafios dividindo as crianças em dois grupos no qual um grupo inventa uma sequência para o outro tentar continuar, e assim vai ganhando pontos os grupos que acertam a continuidade. Envolvendo a turma em uma brincadeira de criação lógica.
obs.: Essa atividade faz parte da apostila bimestral do 1° ano de nossa lojinha.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti