Trago algumas ideias de pinheirinhos de Natal para serem trabalhado em sala de aula. Ideias para todas as idades e que visam aproveitar a temática de Dezembro para aprimorar habilidades das crianças.
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Artes (EF15AR23 e EF15AR02, EF15AR04)
Ed. Infantil: TS (EI01TS02 e EI02TS02 e EI03TS02) e CG (EI01CG05 e EI02CG05 e EI03CG05)
1. Pinheiro no palito:
Objetivos: Criatividade, motricidade fina, noção espacial de colagem, pressão digital ao apetar a tinta, contagem.
Material: Imagem do pinheiro em folha verde (molde aqui), 20 palitos por criança, folha, pedaço de lã e tinta plástica colorida.
Como Fazer: Em uma folha branca deixe as crianças colarem os palitos de picolé bem próximos uns dos outros. Solicite que as crianças peguem o número de palitos dentro do pacote. Recorte o molde da árvore em papel verde ou deixe as crianças cortarem, e cole sobre os palitos. Após entregue as colas plásticas coloridas para que as crianças decorem a árvore como desejado. Prenda um laço de lã atrás do enfeite e recorte o papel de suporte que ficar para fora dos palitos.
2. Pinheiro com bolinhas de papel:
Objetivos: Formas geométricas, motricidade fina, liberdade de expressão, noção de limites de pintura.
Material: Imagem do pinheiro (molde aqui), papel crepom colorido, lápis de cor e cola.
Como fazer: entregue a folha com o pinheiro para as crianças, fale sobre as formas geométricas que compõem este. Deixe que as crianças pintem o pinheiro e depois o decore como acharem melhor fazendo bolinhas de papel crepom. As crianças podem por a cola onde desejam para decorarem seu trabalho.
3. Pinheiro com canudinhos:
Objetivos: formas geométricas, contagem, noção de dentro e fora, motricidade fina.
Material: canudinhos, cola ou durex e tinta colorida.
Como fazer: Converse sobre a forma triângulo, questione como podem montar um triângulo com os canudinhos. Ajude as crianças a pegarem os canudos e contar quantos precisam. Depois que as crianças posicionarem os canudos, os cole na folha (o melhor é com cola quente ou durex). Deixe as crianças decorarem a árvore pondo suas digitais, reforce para as bolinhas serem apenas dentro do triângulo.
4. Pinheiro triplo:
Objetivos: forma geométrica, noção espacial de em cima/embaixo, pressão digital, noção de triplo.
Material: três triângulos do mesmo tamanho, cola e cola plástica colorida ou tinta.
Como fazer: Entregue a folha com os triângulos para as crianças recortarem ou já entregue recortado. Diga para as crianças montarem o pinheiro pondo um triângulo sobre o outro. Trabalhe sobre os conceitos de triângulo e quantidades. Deixe as crianças decorem o pinheiro ao apertar a bisnaga de cola colorida ou fazer os pingos com suas digitais.
Dica extra: para trabalhar também tamanhos e sequenciação, faça um triângulo de cada tamanho e proponha que a criança monte o pinheiro empilhando do maior para o menor.
5. Pinheiro no isopor:
Objetivos: Motricidade fina, noção de dentro/fora, forma geométrica.
Material: forminha de isopor, triângulo verde, lantejoulas, cola e cordão.
Como fazer: Cole o triângulo no isopor e deixe as crianças colarem as lantejoulas.
Dica Extra: Para trabalhar o movimento de punção e força entregue um palito para que as crianças façam furinhos ao redor do isopor e depois passem um cordão. Fazendo um alinhavo e deixando o enfeite natalino mais colorido.
Gostaram desses pinheirinhos? Deixe nos comentários outras ideias, adorarei essa troca.
Mais atividades para temas Natalinos, aqui.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti