plástico bolha

Quem não gosta de estourar as bolhinhas daquele plástico que nossas comprar do correio vêm enroladas? Então, pensei por que não reaproveitar e usar esse plástico com meus alunos? Assim criei essa sequência didática ótima para berçários, maternais e pré-escolas. E até mesmo para aulas de artes do Ensino Fundamental

Se você não tem esse material em casa, pergunte aos pais dos seus alunos ou em mini-mercados, é provável que tenham vários para doação.

Objetivos da BNCC:

Ens. Fundamental: Disciplina Artes (EF15AR04)

Ed. Infantil: CG (EI01CG05 e EI02CG05 e EI03CG05) e TS (EI01TS02 e EI02TS02 e EI03TS02)

Sequência Didática com plástico bolha:

1. Exploração:

Objetivos: estimulo sensorial, percepção corporal, estratégias de locomoção.

Material: tiras grandes de plástico bolha e fita adesiva.

Atividade: prenda no chão uma tira grande e larga de plástico bolha, ou várias. Convide os crianças (bebês ou maiores) a andarem sobre o material sem sapato. Deixe que explorem, que pulem para estourar, que rolem brinquedos sobre para ver o que acontece.

2. Conversa e motricidade fina:

Objetivos:  motricidade fina, comunicação, vocabulário, raciocínio.

Material: pedaços de plástico bolha para cada criança.

Atividade: Entregue os pedaços e os desafiem a estourarem todas as bolhas. Deixe que eles montem suas estratégias: alguns irão apertar uma por uma, outros poderão torcer o plástico para estourar vários.

Cuide para os bebês não colocarem na boca e se engasgarem. Para crianças maiorzinhas questione se elas sabem para que serve esse plástico, se já viram em outro lugar. Converse com as crianças sobre a utilidade deste para que os objetos não se quebrem ao serem transportados.

3. Enrolando objetos:

Objetivos: percepção de som, texturas, faz de conta, motricidade fina.

Material: brinquedos diversos, plástico bolha e fita adesiva.

Atividade: Convide as crianças a brincarem de empacotadores. Entregue os plásticos bolha e deixe que as crianças embrulhem brinquedos e objetos da sala. Aproveite para jogar algumas coisas no chão (como bolinhas enroladas e outras não enroladas) para as crianças perceberem que há diferenças no barulho desta ao cair no chão e no modo de rolar. Para bebês você pode entregar objetos já embrulhados para eles tentarem desembrulhar.

4. Desenho em relevo:

Objetivos: exploração de materiais, criatividade, percepção gráfica, desenvolvimento artístico, desenvolvimento de estratégias de pintura.

Material: Cole um quadrado de plástico bolha sobre uma folha. Ou cole o plástico bolha na parede com uma fita adesiva.

Atividade: Entregue tinta e pincel para as crianças (os bebês devem pintar com as mãos). Deixe as crianças criem com a tinta sobre a folha com plástico bolha ou no plástico colado na parede. Deixe que desenvolvam estratégias para conseguir pintar sobre uma superfície com relevo.

Espero que seu alunos adorem essa sequência didática, assim como os meus gostaram. 😀

atividades 5 sentidos para bebês

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: