mês das crianças em Outubro

Por que comemoramos o mês das crianças em Outubro?

Durante o mês de outubro, no dia 12, mais precisamente, é comemorado aqui no Brasil o Dia das Crianças.

Mas por que comemoramos o mês das crianças em outubro?

Em  1950, por iniciativa das Nações Unidas, foi instituída esta comemoração pelo dia das crianças. E tinha como objetivo, chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. Naquela época em muitos países, crianças, mesmo pequenas, trabalhavam em ambientes insalubres, por muitas horas sem descanso e alimentação adequada.  Então os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social,  ou país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade.

Oficialmente, o dia é assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 20 de novembro, data em que no ano de 1959 foram aprovados pela Assembleia-Geral da ONU os Direitos da Criança. Na mesma data (20 de novembro), mas no ano de 1989, foi adotada pela Assembleia-Geral da ONU a Convenção dos Direitos da Criança. No Brasil na constituição de 1988, o Governo Federal instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente, onde diz que “toda criança tem direito à educação, à saúde e moradia”. Mas em nosso país nem sempre isto acontece, existindo muitas crianças na rua, sem que ninguém cuide delas. Isto muitas vezes, leva-as a situação de vulnerabilidade e a marginalização.

Porém, cada país instituiu uma data diferente, de acordo com sua história e seus interesses.

No Brasil, esta data foi criada pelo deputado federal Galdino do Valle Filho. Na década de 60,  quando a fábrica de brinquedos Estrela e a Johnson e Johnson, lançaram a campanha do bebê robusto, que aumentou suas vendas, o que, então,consagrou aqui, o dia 12 de outubro, como o Dia das Crianças.

O comércio aproveita a época para lançar brinquedos, jogos e outros artigos direcionados ao consumo de crianças e adolescentes. Muitas pessoas são contra esta comercialização da data e ao incentivo do consumismo.

Mas como podemos tornar essa dada algo significativo para as crianças?

Professores, pais e parentes, podem tornar este dia, esta semana ou mesmo este mês em algo diferente. Onde prevaleça a integração entre as crianças, se fortaleçam laços de afeto e de amizade entre adultos e crianças e entre as próprias crianças. Podemos ensinar as crianças a se satisfazerem com brinquedos, jogos e outros objetos, não tão caros. Pode ser uma data para se discutir em casa, nas escolas e na mídia ações contra o consumismo desenfreado e também para melhorar a vida das crianças marginalizadas e das que sobrem abusos físicos ou morais. Isto só depende de nós.

Por que não fazer campanhas dentro das próprias escolas e famílias, para angariar roupas, comida, guloseimas e mesmo brinquedos, novos ou em bom estado, ou mesmo fazer brinquedos bem feitos, de sucata ou cartões para distribuir para famílias carentes? Ou tornar um dia ou vários dias do mês, em que os pais saiam ou brinquem mais com seus filhos? Ou em que as escolas proporcionem novas e divertidas experiências ou um pouco mais de tempo para os alunos brincarem, jogarem, conversarem e se divertirem? 

No nosso blog, tem várias sugestões de brincadeiras calmas, ou mais agitadas (veja aqui)

Um  Feliz Dia das Crianças e um grande abraço, Lilian Giulian Conzatti

     Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI

 

Deixe um comentário: