Trago para vocês algumas ideias para este projeto que se utiliza da arte para trabalhar o lúdico com as crianças. O projeto foi originalmente pensado para a Educação Infantil, mas pode ser perfeitamente adaptado para as Séries Iniciais.
Projeto: Cândido Portinari
Justificativa:
A Educação Infantil é uma boa oportunidade de ampliar a visão artística das crianças. Além da necessidade de conhecer um pouco sobre nossa cultura. Foi escolhido Portinari, pois ele possui várias pinturas sobre o universo infantil.
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Artes (EF15AR01, EF15AR24) e Ed. Física (EF12EF01 e EF35EF01)
Ed. Infantil: TS (EI01TS02 e EI02TS02 e EI03TS02) e CG (EI01CG02, EI01CG05 e EI02CGo3, EI02CGo5 e EI03CGo2, EI03CGo5)
obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.
Objetivos:
- Descobrir pintores brasileiros;
- Resgatar brincadeiras antigas;
- Trabalhar a ludicidade e musicalidade;
- Trabalhar com cores, texturas e expressões artísticas;
- Experimentar novas técnicas artísticas;
- Desenvolver autoestima;
- Trabalhar noção de todo e partes;
Atividades:
1. Conhecendo o autor:
Materiais:
- Livro com obras e biografia do pintor ou imagens retiras da internet referentes às obras do pintor;
Descrição:
1° Momento: Apresente para a turma Cândido Portinari com um breve resumo de sua vida. Podem ser mostrados livros com suas obras, imagens ou vídeos retirados da internet. Deixe as crianças apreciarem, comentarem sobre o que veem e o que pensam que cada imagem representa.
2° Momento: Escolha as pinturas de Portinari que irá trabalhar: as pinturas que representem crianças brincando. Mostre as imagens escolhidas e desafie as crianças a adivinharem qual é a brincadeira pintada. Questione quais brincadeiras eles gostam.
2. Brincando de roda:
1° Momento: Mostre a pintura de Portinari. Questione qual é essa brincadeira. Leve as crianças para um lugar amplo e brinque de roda com elas.
2° Momento: Entregue uma folha para cada um e solicite que se auto-desenhem individualmente em uma folha.
3° Momento: Recorte os desenhos e os cole em um cartaz formando uma roda de crianças brincando.Comente que obras artísticas não precisam ser feitas individuais, saliente a importância da coletividade e como todos participaram.
3. Meninos e pipas
1° Momento: Mostre a pintura dos meninos com pipas. Questione seus alunos se eles conhecem a brincadeira. Se seus alunos já brincaram com pipas.
2° Momento: Proponha uma releitura da pintura: Solicite que representem a pintura com desenho.Entregue 2 quadrados para cada criança, para serem as pipas. Deixe que elas colem onde acharem melhor na folha.Em seguida, as desafie a completarem a pintura com desenho. Fazendo os dois meninos e outros detalhes.
Gostou do projeto? Nos conte suas ideias. 🙂
Abraços, Shana Conzatti
Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI. |
gostei muito de cada detalhe do plano de aula. Vou realizar essas atividades com minha turma de Pré -escola. Parabéns por compartilhar esses conteúdos.
Fico feliz que gostou. Desejo um bom projeto para você e sua turma. Abraços.