Uma ideia de projeto pedagógico bem legal que as acrianças adoram para trabalhar os animais aquáticos através dos peixinhos. Ideias de atividades variadas desde crianças bem pequenas até o ensino fundamental para estimular diversas habilidades importantes da BNCC. Confira um plano de aula completo com 12 sequências didáticas dos animais do fundo do mar, em nosso site.
Plano de aula os peixinhos:
Objetivos Gerais: Conhecer as características dos animais aquáticos, trabalhar o respeito aos animais, perceber diferentes tamanhos, explorar cores e atividades artísticas, produção textual e apreciação de historias.
Objetivos da BNCC:
- Ed. Infantil: EI03ET01, EI03EF04, EI03EF09, EI03CG05, EI03TS02 – EI02ET01, EI02EF03, EI02EF04, EI02EF09, EI02TS02, EI02CG05
- Ens. Fundamental: EF02CI04, EF12LP01, EF12LP02, EF15AR23, EF15AR04
Onde mora os peixinhos
Momento 1: Questione seus alunos em que lugares eles já viram peixes (se tem em lagos, açudes, mar, aquários, no supermercado…). Ouça as crianças e vá trazendo questionamentos desses locais e quais formas o peixe faz parte de nosso cotidiano: serve para decorar, como animal de estimação, para alimentação, apenas vemos na TV ou quando estamos em um lago, mar. Se as famílias pescam ou tem alguma outra atividade comercial ou de lazer envolvendo o animal peixe. Conforme a realidade de seus alunos (urbana ou rural) essa percepção dos locais e o que fazemos com os peixes pode ser diferente, o importante que ao final da conversa as crianças percebam que há muitos tipos de peixes e funcionalidade. Mesmo que o animal seja trabalhado com maior intensão de alimentação ou para estar em um aquário, traga para a conversa questões que envolvam respeito ao animal, não o deixar sofrer….
Momento 2: Entregue para seus alunos várias imagens de peixes para que observem suas cores e características, peça para separarem essas imagens por semelhanças (de cores ou tamanhos).
Momento 3: Em uma folha de desenho (cortada em forma de aquário) cole apenas a metade das imagens dos peixes, para que seus alunos completem o desenho e acrescente os elementos do aquário.
Momento 4: Crie com as imagens dos peixes e com as sombras fichas para jogos de memória. Faça um jogo com as imagens iguais e outro jogo com as imagens e as sombras. E jogue com seus alunos montando pequenos grupos.
Como são os peixinhos?
Momento 1: Sente com as crianças e mostre o peixe real morto (deixe que peguem, sintam a textura das escamas, o cheiro). Questione sobre as partes, que possam ver as guelras, as nadadeiras, cauda. Após abra o peixe para que vejam a espinha, os órgãos e a bexiga natatória (que parece um balãozinho). Deixe que observem e peguem também essas partes. Ao realizar esse momento, explique bem para seus alunos que o peixe está morto, e se desejar, abra a peixe longe das crianças e depois traga para mostrar. Esse momento não precisa ser feito pela professora, pode-se chamar um biólogo para fazer uma conversa com as crianças e mostrar o peixe, ou mesmo um familiar da criança que esteja acostumado a limpar e cozinhar o peixe.
Momento 2: Relembre com as crianças as partes vistas do peixe, e os ajude a representar em um cartaz coletivo essas partes. Incentivando que escrevam os nomes das partes (por cópia ou por tentativa). Conforme seja feito o cartaz relembre com seus alunos qual a função de cada parte do peixe.
Momento 3: Faça essa demonstração com seus alunos para demonstrar como a bexiga natatória ajuda o peixe a subir ou descer na água. Traga dois balões para representar a bexiga natatória, um vazio e outro um pouco cheio. Amarre nos balões o mesmo objeto pesado que afunde. Coloque ambos na água e questione as crianças qual flutuou e qual afundou. Se desejar pode-se furar depois o balão para verem que ao esvaziarem o balão ele também afunda. Converse sobre como o ar ajuda a manter em cima, aqui não importa que saibam sobre peso do ar ou não, mas apenas que percebam como o mecanismo de encher e esvaziar ajuda o peixe.
Peixe no prato!
Momento 1: Faça uma receita simples de peixe com seus alunos. Trabalhe essa através de desenhos e palavras para representar a receita, e faça um momento de lanche para experimentarem. Tenha o cuidado de não usar peixes com espinha, e não force ninguém a comer. Após as crianças contam o que acharam, e que outras receitas ou não seus pais fazem em casa com peixe, ou que outras formas comeram peixes (em restaurantes…).
Pode–se pedir para as crianças trazerem receitas de peixes que façam em casa, para montar um livrinho de receita da turma. Outras receitas podem ser feitas na escola, ou mande o livrinho para casa e peça para os pais enviarem vídeos deles fazendo a receita em conjunto ao filho. Faça essa atividade como forma de integração entre as famílias, sem cobrar quem não fez, pois nem todos comem peixe.
Peixes tem muitos tamanhos:
Momento 1: Questione seus alunos quais os fatores que interferem no tamanho dos peixes. Mostre imagens de peixes grandes (como tubarões, atum…). E questione se esses peixes grandes sempre foram assim? E se o peixinho do aquário irá crescer tanto? Para que seus alunos percebam que há peixes que são grandes ou pequenos por seu tipo, mas que também a idade do peixe interfere já que ele vai crescendo.
Analise várias imagens ou vídeos mostrando os diferentes peixes e seus tamanhos, podendo pegar uma imagem que compare peixes grandes ao homem, mostrando que há alguns maiores ainda.
Entregue papéis de diversos tamanhos e peça para seus alunos desenharem peixes nesses, então monte com seus alunos em um cartaz de modo que eles coloquem dos maiores para os menores. E complete o cartaz com a informações aprendidas sobre a variação dos tamanhos dos peixes.
Com minha turma usei uma imagem que aparece também baleias (apesar de não serem peixes e sim mamíferos), pois trabalhamos um pouco essa diferença olhando vídeos sobre o tema. Conforme a idade de seus alunos pode-se montar um cartaz mostrando a diferença entre peixes e mamíferos.
Momento 2: Traga as imagens dos peixes de tamanhos diversos recortado como fichas. E vários peixinhos pequenos (de mesmo tamanho), que representará 1 unidade de tamanho. E assim seus alunos devem colocar os peixinhos sobre os maiores para descobrir quantos peixinhos cabem nos maiores. Ajude as crianças a irem registrando no cartaz com o desenho quantos peixinhos conseguiram colocar. Aproveite para trabalhar contagem e a escrita do número.
Música peixinhos e arte:
Momento 1: Em uma folha faça o contorno da mão das crianças, recorte e entregue para elas colocarem as casquinhas de lápis (os quais elas mesmo podem ter apontado durante a semana e ter sido guardado pela professora). Finalizam desenhando os olhinhos e boca. Entregue o papel para escreverem seu nome no peixinho e colar neste. Prenda um palitinho em cada peixe.
Momento 2: Cante com seus alunos a música “se eu fosse um peixinho, eu tirava lá do fundo do mar…..” e cada nome que é dito a criança deve pegar o seu peixinho e colocar no seu local da chamada, ou apenas pegar o peixinho e dançar (sacudindo-o).
Gostaram desse projeto com o tema Peixinhos? Veja mais atividades sobre os ANIMAIS DO FUNDO DO MAR em nosso plano de aula completo, abaixo:
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Abraços, Shana Conzatti