Organizei para vocês algumas atividades que realizei no projeto dos três porquinhos com turma de maternal. Mas as técnicas artísticas usadas podem ser facilmente trabalhadas em turmas com crianças de idade menor ou maior.
Algumas atividades do projeto: Os três porquinhos
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Artes (EF15AR04) e Português (EF15LP15)
Ed. Infantil: TS (EI01TS02 e EI02TS02 e EI03TS02) e EF (EI01EF03, EI01EF08 e EI02EF03, EI02EF08 e EI03EF03, EI03EF08))
obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.
1. Lobo mau com esponja:
1° Momento: Conte a história dos três porquinhos do modo que achar melhor. Questione as crianças sobre a história. Dando ênfase ao lobo mau.
2° Momento: Deixe a criança molhar a esponja na tinta para fazer o rosto do lobo. Depois entregue para ela os dentes e o focinho para serem colados. Coloque olhos e pronto.
2. Porquinho com formas geométricas:
1° Momento: Relembre a história. Mostre as formas geométricas e questione sobre seus nomes e características. Assim como seus tamanhos.
2° Momento: Para crianças pequenas recorte as partes e deixe pronto. Para as maiores, marque nos papéis e tecido as formas e deixe que elas cortem. Deixe as crianças montarem o rosto do porco. Para as crianças maiores, as desafie a montar o rosto de um porco com as formas recebidas.
3. Três porquinhos de caixinhas:
1° Momento: Embrulhe as caixas com papel pardo ou deixe que as crianças pintem as caixas. Cole as tampinhas como nariz.
2° Momento: Converse com as crianças sobre as formas geométricas e tamanhos das caixas. Pergunte quais são maiores, menores ou se são todas do mesmo tamanho.
3° Momento: Para crianças pequenas solicite que façam com os dedinhos as manchinhas do porco com a tinta. Para as crianças maiores deixe que desenhe o rosto do porco e pinte toda a caixa.
4° Momento: Depois de pronto deixe que as crianças brinquem e recontem a história. (imagem no topo da postagem).
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti