Ideias de atividades para fazer na Semana do Livro Nacional em sua sala de aula, ou para iniciar um projeto de incentivo a leitura durante o ano usando as histórias do Sítio do Pica-pau amarelo como base.
OBS.: Fiz uma playlist com ideias de vídeos sobre o Sítio, que podem ser usados neste projeto. Com vídeos que falam de Monteiro Lobado, com episódios do seriado do Sítio em diferentes versões, Desenhos animados do Sítio e Contadoras de histórias sobre o tema. Confira a playlist, AQUI.
1. Você conhece o Sítio do pica-pau amarelo?
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Português (EF15LP02 e EF15LP15) e Artes (EF15AR04, EF15AR25)
Ed. Infantil: EF (EI01EF03, EI01EF08 e EI02EF08 e EI03EF08) e TS (EI01TS02 e EI02TS02 e EI03TS02)
Objetivos: Apresentar a biografia de Monteiro Lobato, conhecer os personagens do sítio, incentivar o gosto pela literatura infantil Brasileira, analisar diferentes portadores de histórias (livros, desenhos animados, programas de TV).
Educação Infantil: Traga imagens do Monteiro Lobado e dos Personagens do Sítio. Conte para as crianças de modo lúdico quem foi o autor e faça um resumo dos personagens da história. Pode-se ir mostrando as figuras dos personagens e contando rápidas histórias sobre suas características e algum fato interessante sobre estes. Após mostre um vídeo para sua turma contendo partes de desenhos do Sítio. Pode-se fazer uma semana inteira com sessões curtas de até 20 minutos com desenhos do Sítio ou vá contanto as histórias de modo lúdico.
Séries Iniciais: Traga imagens do Monteiro Lobado e dos Personagens do Sítio. E os livros com as histórias do Sítio. Em um primeiro momento conte sobre o autor e os personagens de modo resumido. Pergunte se seus alunos conhecem alguma história do sítio e quem são os personagens, vá anotando o quê as crianças dizem. Mostre para as crianças diferentes partes de episódios das versões de 1977, 2001 e do desenho animado. Após faça rodas de conversas em que as crianças escrevam suas observações sobre cada versão: Quais aspectos gostaram ou não de cada versão, diferenças de técnicas/cores. Finalize lendo para seu alunos uma das histórias do livro. Faça a leitura de uma história por dia durante a semana.
2. Produções artísticas do Sítio:
Objetivos: desenvolver a criatividade, trabalhar com diferentes materiais, percepção do esquema corporal e facial, noção de cores e formas.
Educação Infantil: Escolha uma ou mais técnicas das imagens abaixo para fazer com seus alunos. Ajudando-os a completarem a Emília/Visconde de modo adequado. As técnicas podem ser feitas individualmente ou no coletivo, em que cada criança faz uma parte da mesma produção artística.
Séries Iniciais: Escolhas as técnicas a serem usadas, deixando que as crianças explorem as possibilidades e testem novos materiais.
3. As história da Dona Benta:
Objetivos: Criar histórias, respeito à criação dos colegas, responsabilidade com material coletivo, envolvimento da família, incentivo a imaginação, aumento do vocabulário.
Relembre algumas histórias do Sítio e como Dona Benta adora contar histórias para seus netos. Mostre ou leia a história da “Pilula Falante” que conta como a Emília começou a falar, e converse sobre a importância de podermos ter nossa “própria voz” (ou seja, a importância de podermos dizer o quê gostamos ou não, se algo nos magoa ou não). Ajude as crianças a relatarem para os colegas coisas que gostam ou não, para que todos sejam ouvidos. Se seu alunos já escrevem, faça listas de coisas que gostam ou não e aproveite para conversar sobre o respeito ao próximo (se os colegas não gostam de apelidos, então não devemos chamá-los daquele modo…).
Confeccione com sua turma uma boneca Emília (pode ser de meia, TNT ou qualquer outro tecido), deixe as crianças ajudarem a encher a boneca com jornal ou algodão. Também produza um livro para ser levado para casa (faça a capa e contra-capa de EVA, coloque as folhas no centro e grampeie). E organize um calendário de visitas da Boneca Emília nas casas das crianças, cada dia uma criança leva a boneca e o livro para fazer a atividade em conjunto com a família.
Educação Infantil: Proponha que as crianças levem a boneca para passar um ou mais dias em suas casa, e que seja registrado no livro o quê fizerem juntamente com a boneca (se brincaram com ela, se levaram para passear…). Também pode-se propor que cada criança enfeite a Emília (lhe dê brincos, pulseira….). Dentro do livro além das crianças registrarem os desenhos da visita da boneca, coloque algumas histórias curtas de uma página (resumos das histórias do Sítio) para os pais contarem para seus filhos em casa.
Séries Iniciais: Dentro do livro de História faça em cada página apenas um parágrafo (início de alguma história sobre o sítio) para que cada criança que leve o livro e a boneca escrevam a continuação da história. Não importa se a história criada é igual ou diferente da história original, o objetivo é a criação da história em si. Também peça para as crianças enfeitarem a Emília trazendo-a para a escola cada vez mais bonita e com um “toque” de cada criança.
Após a boneca e o livro terem passado por todas as casas sente com as crianças e veja o quê foi produzido. Lendo os textos ou conversando sobre os desenhos, demonstrando apreço por todas as produções.
Gostaram das ideias? Há muitas outras atividades que podem ser feitas como: Trabalhar receitas que apreçam nas histórias, trabalhar as lendas Brasileiras, Fábulas…..
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti