Projeto sobre inverno

O friozinho começa a entrar por portas e janelas e os casacos passam a fazer parte de nosso vestuário. É a época perfeita para fazer um projeto sobre o inverno. Trarei ideias de atividades que podem ser trabalhadas do maternal as séries iniciais, basta moderar as dificuldades para se adaptar a realidade de sua turma. Leia um texto reflexivo sobre o inverno e como o representamos em sala de aula, como introdução dessa atividade.

Projeto sobre o inverno: Que frio!

Objetivos da BNCC: 

Ens. Fundamental: Ciência (EF01CI06 e EF02CI04, EF02CI06) e Geografia (EF01GE05 e EF02GE05)

Ed. Infantil:  ET (EI02ET02, EI02ET03 e EI03ET02, EI03ET03) e EO (EI02Eo4 e EI03EO04)

obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.

Objetivos:

  • Reflexão sobre o conceito de inverno;
  • Percepção de como o inverno se apresenta no mundo e em nosso estado;
  • Conceitos de frio/calor;
  • Diferenciar tipos de roupas;
  • Classificação;
  • Levantamento de hipóteses;
  • Desenvolvimento da autoestima;
  • Estimular o ajudar o próximo.

Sequência de atividades:

1) Como é o inverno:

Trazer imagens que representam o inverno e também outras estações (pode-se pedir para as crianças trazerem as figuras, e os maiores podem já trazer uma pesquisa sobre o tema). Juntar a turma em círculo e mostrar as figuras.

Fazer questionamentos sobre o que elas pensam que é o inverno e como este se manifesta. Questionar sobre se no inverno é frio ou quente? Como as pessoas se vestem? Como a natureza se mostra (com flores, com a grama úmida).

Pedir para as crianças selecionarem as imagens que representam o inverno e montar um cartaz coletivo com as imagens.

2) O inverno é igual em todos os lugares?

Proponha uma discussão com as crianças sobre quais as diferenças que elas acham que existe entre o inverno onde moram e em outros lugares. Como elas veem os inverno representado em filmes.

Mostre imagens de bonecos de neve, brincadeiras na neve… e questione se esses representam o inverno onde vivemos. Então leve as crianças para o pátio e deixe que observem como é o inverno “real” delas.

Entregue folha branca e tinta para que as crianças possam desenhar como é o inverno que elas vivenciam.

3) Que roupas usamos no inverno?

Faça uma discussão de quais os tipos de roupas que usamos no inverno. Por que usamos tais roupas? O que aconteceria se usássemos roupas curtas quando está frio? Entregue para as crianças revistas e diga para elas encontrarem pessoas que estão com roupas adequadas para o inverno.

Deixe que colem em folhas individuais as figuras que encontraram. Para a pré-escola diga para completarem com desenhos sobre o inverno. Para as Séries Iniciais que façam uma pequena história sobre as figuras coladas na folha ou listar os nomes dessas roupas usadas no inverno.

4) Bonecos de papel:

Construa com sua turma bonequinhos com várias opções de roupas de papel para brincarem. Isso vai trabalhar a classificação, possibilidades de combinações e criatividade.

projeto sobre o inverno

Basta imprimir imagens de meninos e meninas e desenhar as roupinhas. Eu desenhei as roupinhas e dei para meus alunos pintarem, depois colei em uma papel duro e cortei. Eles amaram. Para crianças das Séries Iniciais, pode-se dar o molde dos bonecos e desafiá-las a criarem roupas de inverno para essas bonecas. Caso não saiba como fazer, deixei um molde já com roupinhas AQUI.

Gostaram do projeto?

Abraços, Shana Conzatti

Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI

 

 

 

Deixe um comentário: