A semana nacional do trânsito é comemorada de 18 á 23 de setembro, independente de onde moramos o trânsito faz parte de nosso dia a dia, sendo essencial que as crianças conheçam suas regras e corram o menor risco possível diante deste. Pensando nisso montei um projeto sobre o tema para vocês trabalharem em suas salas de aula.
Se desejam um planos de aulas específicos para sua turma e com o dobro de atividades, confiram os nossos planos de aula, AQUI.
Projeto Trânsito Legal:
Objetivos da BNCC:
Ed. Infantil: CG (EI01CG02 e EI02CG03 e EI03CG02) e EO (EI01Eo6 e EI02Eo6 e EI03EO06)
obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.
1. Observação do trânsito:
Objetivos: Observar as regras de trânsito, conhecer os arredores da escola, percepção de detalhes, pensamento crítico, acrescentar novos conhecimentos aos já existentes, memória, vocabulário.
Material: papel pardo ou cartolina, canetinha e imagens relacionadas ao trânsito.
Idade: a partir de 2 anos (se o lugar tiver um trânsito tranquilo e pessoas para acompanhar as crianças em segurança).
Atividade: Organize um pequeno passeio pela redondeza da escola para que as crianças observem como é o trânsito, quais as placas encontradas no caminho, se tinha faixa de segurança… Vá questionando o que encontram, perguntando se sabem qual o objetivo destas. Peça ajuda para alguém acompanhar você para garantir a segurança das crianças. Depois do passeio converse com as crianças sobre o que viram.
Se a escola ficar em um lugar muito movimentado você pode apenas pular para a segunda etapa da atividade fazendo uma roda com as crianças e questionar o que elas viram no caminho para a escola. Quais placas já viram, que informações sobre o trânsito os pais lhe deram.
Na roda com as crianças pegue o papel pardo e vá anotando quais as regras e observações que as crianças vão fazendo. Para os pequenos deixe que colem figuras sobre o trânsito no cartaz.
Para crianças das séries iniciais, conforme o que for dito, se houver dúvidas sobre algumas regras do trânsito proponha que façam pesquisas sobre estas e tragam em próximas aulas para ser discutido em sala de aula. Ao final da confecção do cartaz, as crianças escrevem sem seus cadernos as regras.
2. Carrinho de sucata:
Objetivos: criatividade, autoestima, motricidade, planejamento.
Material: sucatas diversas, conforme o modelo que o professor irá sugerir.
Idade: a partir dos 2 anos.
Atividade: Para brincar posteriormente de trânsito, confeccione um carrinho de sucata com as crianças. Para os pequenos dê uma caixa de leite para pintarem e complete o carrinho, como na foto. Para os maiores você pode distribuir várias sucatas e deixar que eles criem como desejarem seus carrinhos, veja o passo a passo AQUI.
3. Experimentando o trânsito:
Objetivos: fixação das regras de trânsito, equilíbrio, trabalho em equipe, coordenação ampla, atenção auditiva e visual, aprender a esperar sua vez.
Material: fita crepe, papel preto ou tnt, carrinhos da atividade anterior, imagens de placas do trânsito e fichas com as cores do semáforo.
Idade: a partir dos 2 anos.
Atividade: monte uma pista no chão (faça a estrada, as faixas de segurança, cole também ao lado algumas placas que deseja trabalhar como pare, estacionamento…). Para as crianças pequenas deixe que elas brinquem pela pista com os carrinhos, reforçando para elas prestarem atenção aos sentido da pista.
Para as maiores, escolha crianças para ficar com as fichas coloridas para ser o semáforo e controlar o trânsito, as outras crianças terão que seguir as regras para poder passar pela pista. Alterne as crianças para que todas tenham a experiência de serem os controladores e motoristas.
Se ocorrer brigas ou carrinhos que se batam, aproveite para salientar como isso seria complicado no trânsito real e como é importante seguir as regras para que ninguém se machuque.
4. O semáforo e as placas de trânsito:
Objetivos: reconhecer placas importantes para pedestres, evitar riscos, motricidade fina, capacidade gráfica.
Material: imagens de placas diversas, papel, tinta verde, vermelha e amarela, pincel.
Idade: a partir de 2 anos.
Atividade: para os pequeno mostre o semáforo, fale sobre o significado das cores. Entregue a folha com os três círculos e deixe as crianças pintarem na ordem certa com sua monitoria.
Para os maiores deixe eles fazerem os semáforo com tinta sem a necessidade dos círculos pré feitos. Após diga para eles escolherem placas para reproduzirem com desenhos e escrever frases do que significa cada placa.
5. Gráfico do trânsito
Objetivos: contagem, construção de gráficos de preferências, raciocínio, classificação, perceber as diferentes formas de se locomover no trânsito.
Material: uma ficha para cada criança, papel pardo e cola.
Idade: a partir dos 3 anos.
Atividade: faça colunas no cartaz que representam os modos como as crianças podem chegar até a escola (a pé, de ônibus, de carro, de bicicleta…). Entregue uma ficha para cada criança e diga para ela colar no cartaz sua ficha na coluna que representa o modo como ela vem para a escola. Após observe o resultado, conte quantas fichas têm em cada gráfico. Pergunte onde tem mais ou menos, e converse sobre as diferentes formas de se mover no trânsito.
Para os maiores questione se são as mesmas regras para pedestres ou motoristas, o que há de diferente. Reforce algumas regras e pergunte se os pais as seguem (como as crianças andarem no banco de trás e com cinto).
Depois do gráficos as crianças que já escrevem podem escrever um pequeno texto sobre as importâncias de cada um respeitar as regras do trânsito.
Esse foi um projeto rápido para ser feito em uma semana. Espero que tenham gostado!
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti