Trabalhar as famílias das crianças é essencial na Ed. Infantil, por isso trago uma sequência didática “Quem é minha família?” para desenvolvermos com nossos alunos a valorização de sua família e respeito pela do outro. Essas atividades são uma amostra do planos de aula completos com mais 10 sequências didáticas: Nossa família, do nosso site: planos de aula e projetos.
Atividades sobre família para Ed. Infantil
Objetivos gerais:
– Perceber quem são as pessoas da minha família núcleo
– Respeitar a diferença referente ás famílias de todos
– Trabalhar a contagem, construção de gráficos e noção de tamanhos.
Objetivos BNCC:
Berçário: EI01EO03, EI01EO04, EI01ET01
Maternal: EI02EO04, EI02EO05, EI02ET01, EI02ET07.
Pré-escola: EI03EO04, EI03EO05, EI03EO06, EI03ET07, EI03ET08
MATERIAL:
- Folha respondida sobre cada família
- Papel pardo ou cartolina, canetinha e durex/cola.
- Folha de desenho cortada ao meio ou em quadro.
- Canetinha e lápis de cor
- Folha de desenho dura
- Tinta ou giz de cera
COMO FAZER:
Preparação:
Monte com papel pardo ou cartolina uma casinha e faça os riscos do gráfico (horizontal: número de membros da família – como na imagem).
Envie para casa folhas de desenho e peça para cada membro da família fazer o contorno de sua mão em uma das folhas e trazê-las no dia marcado.
Desenvolvimento:
Momento 1: Usando as folhas com as mãos de cada membro da família contornado mostre os contornos para as crianças, de modo mais individualizados. E deixe que adivinhem que quem é aquela mão (é grande como a do pai, é pequena como do irmão?). Deixe que pintem as mãos contornadas como desejar (com tinta ou com giz de cera). Para os maiores, eles podem escrever dentro de cada mão o nome da pessoa ou o seu papel social (pai, mãe, irmão) e recortar as mãos. Ou o professor recorta.
Peça que montem as mãos de acordo com o tamanho, organizando do maior para o menor, depois ao contrário. Agora eles podem comparar com as dos familiares dos colegas: se tem colegas com a mãe com a mão igual, ou se a mão de uma mãe é igual a mão do pai de outra criança. Aqui o importante é trabalhos os tamanhos e eles perceberem como podem ser iguais ou nãos.
Outra brincadeira é o professor dizer para erguerem a mão maior, e eles devem escolher entre as mãos dos familiares qual é a maior. Depois a menor, a mão deles, a mão com tamanho médio…
Prenda as mãos recortadas uma sobre a outra com uma tarrachinha para eles não perderem e poderem brincar com essas. Ou cole em uma folha comprida montando uma obra de arte.
(imagem retirada da internet para exemplificar)
Momento 2: Entregue a folha de desenho cortada para a criança fazer sua família com canetinha e lápis de cor. Volte a folha respondia pela família na atividade anterior, se alguma criança ficar em dúvida quem deve desenhar (pois as vezes eles querem colocar os amigos, tios e outras pessoas que possuem um sentimento afetivo).
Momento 3: Leve as criança para a frente do gráfico da casinha que você preparou. E questione-os quantos membros cada um tem em sua família (quantas pessoas desenharam?). E vá colando os desenhos deles conforme a coluna que represente a quantidade de pessoas na família. Ajude-os a contar as pessoas desenhadas no papel e a encontrarem a coluna correta para colar.
Após deixe que observem o gráfico e percebem quais crianças tem as mesmas quantidades de pessoas na família, quais têm mais, quais têm menos. Vá orientando-os na contagem e nas análises com perguntas como: Qual quantidade é o número de membros que mais representa nossos colegas? Qual menos representa? Qual o máximo de pessoas tem na família de nossos colegas? Qual o mínimo? Para que consigam fazer as observações matemáticas. Exponha o gráfico em sala para que possam ver quando desejarem.
Momento 4: Observando os desenhos das crianças ou as fotos da atividade anterior, questione quem tem irmãos. O quê gostam de fazer com seus irmãos? Deixe que contem como é essa relação (Se brincam, de quê? Se brigam e por quê?). Quem não tem irmão pergunte sobre primos ou mesmo adultos que a criança brinque.
Proponha como tema de casa que façam um vídeo com os irmãos ou primos mostrando algo que gostam de fazer juntos. Esse vídeo pode ser compartilhado no grupo da turma para que todos vejam, e depois em sala converse com as crianças sobre esse momento.
Se não for possível fazer um vídeo peça que as crianças desenhem esse momento ou que os pais escrevam sobre esses momentos entre irmãos. E cole esses relatos ou desenhos em um cartaz.
obs.: Essa atividade faz parte do plano de aula com 10 sequências didáticas para Ed. Infantil de nossa lojinha.
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Abraços, Shana Conzatti