Trabalhar com tinta é sempre uma festa entre a criançada. Apesar da bagunça é importante que, mesmo os bebês, tenham contato com esse material e possam explorar suas texturas e cores. Mas usar tintas na fase oral, em que as crianças levam todos os materiais para a boca, é um desafio. Por isso trago algumas receitas de tintas comestíveis saudáveis.
Essas tintas são ótimas opções não apenas para os pequenos. Pode-se fazer essas tintas em casa ou na escola para crianças de todas as idades.
OBS.: procurei modificar as receitas originais para tornar as tintas o mais saudável possível. Evitando o uso de corantes, pois mesmo sendo comestíveis, eles são artificiais e é sempre melhor evitá-los.
Objetivos da BNCC:
Ed. Infantil: Campos de experiências ET (EI01ET01, EI01ET02, EI02ET05 e EI03ET05) e TS (EI02TS01, EI02TS02 e EI03TS02)
Receitas de tintas comestíveis saudáveis para crianças:
1) Tinta de Iogurte:
Material: iogurte integral e frutas com cores fortes.
Como fazer: bata porções do iogurte com diferentes frutas até consegui cores mais fortes. Morango, açaí, amora, abacate, manga, mamão são boas opções. Separe as cores em potinhos e entregue para seus bebês brincarem sobre um papel ou mesa.
Observações: é uma tinta feita para o momento da exploração e brincadeira, depois deve ser lavada, pois azeda.
2) Tinta de Chá:
Material: saquinhos de chás diversos e água.
Como fazer: Misture o chá em 1/4 de xícara de água quente. Deixe o líquido escurecer, como se fosse fazer um chá concentrado. Conforme o tipo de chá usado, você terá diferentes tonalidades e cores. Espere esfriar para entregar para as crianças.
Observações: Essa é uma tinta bem líquida, por isso use em papel firme e materiais mais porosos. Ou pode-se usar para brincadeiras como colorir algodões e depois carimbar folhas com estes.
3) Tinta de gelatina:
Material: pó de gelatina de diferentes tipos sem açúcar e água.
Como fazer: dissolva um pouco da gelatina em água fervente. Se quiser mais grossa ponha mais pó, se quiser mais fina ponha mais água. Distribua as cores em potinhos e entregue para as crianças.
Observações: a tinta é bem melecada, mas as crianças adoram. É uma opção legal para uma brincadeira de pintura corporal antes do banho.
4) Tinta de frutas e vegetais:
Material: diferentes frutas e vegetais, mixer ou liquidificador.
Como fazer: bata no liquidificador, fazendo purês, diferentes frutas e verduras. Faça cada uma separada ou misture para encontrar novas cores. Depois coloque os purês coloridos em potinhos e deixe a criança brincar com as cores, texturas e gostos.
Observações: Se desejar que fique mais líquido acrescente água a mistura. Você pode usar várias opções com cores fortes como cenoura, kiwi, amoras, morangos, brócolis, açaí, beterraba cozida. Ou cores mais suaves como a batata, mamão, banana.
5) Tinta de gelo:
Material: suco de frutas e forminhas de gelo.
Como fazer: Faça sucos de frutas de diferentes cores. Faça os sucos concentrados e coloque em forminhas de gelo. Leve a geladeira e deixe congelar. Desenforme os gelos coloridos e entregue para as crianças pintarem sobre superfícies. Elas adoram a sensação de gelado e como as cores vão ficando no papel conforme o gelo vai derretendo.
Observações: se quiser que a tinta fique com uma consistência mais firme misture ao suco um pouco de amido de milho antes de congelar.
Agora só falta deixar a criançada “pintar o 7” se divertindo e aprendendo com alegria e de modo saudável. Pode-se fazer as misturas juntamente com as crianças, permitindo que elas percebam quais alimentos foram usados, suas cores e seus sabores. E até deixar que inventem novas cores, basta proporcionar diferentes frutas e outros alimentos coloridos. Podendo ser uma atividade relacionada a projetos de incentivo à alimentação saudável.
Contem-me nos comentários como foi a experiência de vocês com essa atividade.
Algumas ideias legais para trabalhar com cores:
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti