relatório individual online

O momento da realização dos pareceres descritivos é uma dor de cabeça para os professores e, fazer isso sem ter tido aquele contato próximo ao nosso aluno é ainda mais difícil. Espero ajudar, trazendo algumas dicas de como fazer os relatórios avaliativos individuais enquanto estivermos nessa realidade de aulas remotas.

O quê colocar nos relatórios avaliativos?

Introdução:

Se faz necessário pelo menos um parágrafo introdutório informando o quê será avaliado nessa nova realidade e quais os motivos. Seja breve, dando ênfase para explicar o contexto em que as aulas ocorreram e quais os decretos ou normas da escola que permitem tal contexto.

Por exemplo:

“Em decorrência da pandemia as aulas neste trimestre/semestre foram realizados de modo remoto através de apostilas enviadas às famílias/vídeos/aulas online de acordo com o decreto municipal (coloquem o número do decreto de seu município ou estado).  A avaliação das aprendizagens se dará levando esse contexto em consideração.”

Desenvolvimento:

De modo objetivo descreva dois à três parágrafos relatando as aprendizagens alcançadas e o comportamento observável da criança. Diferente dos momentos presenciais, a avaliação terá menos aspectos que poderemos desenvolver e necessitamos de algumas reconsiderações de tópicos. Faça as perguntas abaixo sobre a criança, usando as respostas para montar seu relatório avaliativo.

1) Aulas ministradas através de entrega de apostilas:

Em alguns casos, não tivemos contato online diário com as crianças. Muitas escolas entregaram o material impresso, e a correção foi realizada através da entrega desse material. E ás vezes com envios de fotos ou vídeos das famílias mostrando como as atividades se concluíram. Nestes casos as perguntas a serem feitas para montar os relatórios são:

  • O material foi devolvido totalmente preenchido, parcialmente ou não foi feito?
  • As atividades realizadas demonstram capricho?
  • Para o Ensino Fundamental observe se as respostas estão adequadas, no entanto, tenha em mente que muitas vezes estas possam ter sido resolvidas por pais ou irmãos mais velhos. Sendo assim, não será possível ter certeza o quanto a criança compreendeu e acertou o conteúdo. No relatório apenas escreva aquilo visível: as atividades apresentam a maioria de respostas corretas, poucas ou maioria de erros?
  • A família enviou ou não fotos das atividades?
  • Se houver vídeos, a criança conseguiu se expressar com clareza? Demonstrou interesse e entendimento da atividade?

Exemplo do parecer 1:

“Fulano devolveu as apostilas enviadas preenchidas em quase totalidade. Algumas atividades sobre números estavam incompletas, no resto apresentou capricho colorindo e recortando como solicitado no enunciado. As respostas estão em sua maioria corretas, apresentando erros pontuais relacionados à trocas de letras. Durante o trimestre várias fotos foram enviadas pela família, demonstrando a realização adequada das atividades. Nos vídeos a criança expressou-se com clareza e parecia interessada nas atividades, principalmente as envolvendo culinária.”

2) Aulas ministradas online com interação:

Para as turmas em que os professores tiveram contato online mais direto com as crianças como chamadas em vídeo/áudio, presença no class room ou outro meio digital; utilize no relatório avaliativo sua observação desses momentos como:

  • A criança e a família conseguiram fazer uso das ferramentas de modo correto? Se não, quais as dificuldades? (Aqui escreva caso a família não conseguiu seguir as aulas por não ter uma boa internet ou outra complicação, se mesmo tendo dificuldades técnicas a criança e família se interessaram em realizar as atividades de outra forma ou não?)
  • A criança frequenta as aulas online?
  • É pontual ao iniciar na aula, ou está sempre atrasada?
  • Demonstra interesse durante as aulas? Responde ou faz perguntas?
  • Fica atenta a professora e colegas ou fica saindo e fazendo atividades paralelas?
  • Realiza as atividades propostas nas plataformas? Entrega no prazo indicado?
  • A criança durante as interações se mostrou educada ou com mal comportamento? Respeitou os colegas e professores?
  • A criança demonstrou entender as atividades? Em quais teve mais dificuldades em realizar?

Exemplo do parecer 2:

“Fulano e sua família apresentaram dificuldades iniciais em assistir as aulas em vídeo, após alguns ajustes e conversas com a professora o problema foi resolvido. Ingressava nas aulas com pontualidade e frequência. Durante as aulas remexe-se na cadeira com frequência, saindo da tela em alguns momentos. No entanto, mostra interesse quando solicitado sua participação. Responde as perguntas com coerência, nem sempre tem paciência para esperar os colegas se expressarem. Envia para a plataforma as atividades propostas com capricho, embora os prazos tenham que ser relembrados pela professora. Apresentou algumas dificuldades nos conteúdos….. e facilidades em compreender ……”

Se houveram atividades avaliativas como provas orais ou entregue pelas crianças use-as para listar aquilo que a criança precisa rever ou melhorar, e quais os conteúdos ela compreendeu.

Exemplo do parecer 3 (bebês e crianças pequenas): Quanto menor a criança no relatório terá que constar principalmente a interação familiar e o comportamento observável da criança.

“A família de Fulano frequenta ás aulas, ás vezes entram com alguns minutos de atrasos e parecem um pouco atrapalhados. Mas no decorrer das aulas encontram uma boa posição na cadeira e auxiliam a criança na participação da aula. Fulano sorri ao ver seus colegas e professora, se mostrando alegre ao participar das brincadeiras e músicas…”

Ou seja, no relatório das aulas remotas se concentre em descrever aquilo que é possível. Se em algum tópico você não tem a informação, escreva “não foi possível observar como….”

Se sua escola exigir a listagem dos Campos de Experiências na Ed. Infantil acrescente um parágrafo relatando de modo sucinto aquilo que foi possível observar. Como: “No Campo de Experiência Corpo, Gestos e Movimentos a criança apresentou noção de lateralidade e coordenação motora adequada à idade durante as brincadeiras propostas/no vídeos enviados…”

No Ensino Fundamental pode-se acrescentar um parágrafo para cada disciplina, relatando de modo geral como a criança se saiu nos objetivos gerais de cada uma. Por exemplo: “Nos conteúdos de Matemática apresentou dificuldades nos conceitos de multiplicação. Em geometria, participou de modo entusiasmado nas atividades envolvendo formas geométricas…” Pois o parecer é uma espécie de resumo daquilo que a criança alcançou ou não, tanto em conteúdo quanto em seu comportamento e interesse. Os detalhes de como a criança aprendeu ou não cada código da BNCC especificamente estão nas provas e nas próprias atividades entregues. Ou então, entregue juntamente ao parecer descritivo uma tabela avaliativa daquelas em que marcamos em cada código se a criança atingiu totalmente, parcialmente ou não aquele objetivo.

Complemento:

Se a avaliação se mostrou incompleta, seria interessante, enviar aos pais uma autoavaliação de como eles perceberam seus filhos nesse momento para ser acrescentado ao parecer avaliativo oficial da escola. Não peça informações complexas aos pais, permitindo que contem sobre suas experiências sem julgar. Faça perguntas abertas e diretas para os pais responderem como:

  • Em que momento da rotina a criança realiza as atividades?
  • Durante a realização das atividades a criança se mostra interessada ou relutante? Conte um pouco como foram esses momentos?
  • Quais conteúdos/atividades seu filho apresentou dificuldades?
  • Quais conteúdos/atividades seu filho teve facilidades ou gostou?

Conclusão:

Finalize o relatório com um parágrafo de fechamento que pode ser uma sugestão de melhora para o próximo trimestre/ano, motivacional ou uma mensagem de carinho. Sendo algo pessoal de cada professor.

O mais importante em relatórios avaliativos, sejam remotos ou presenciais, é apenas descrever aquilo que podemos observar. Ou seja, focar-se na ação e não realizarmos juízos de valores. Mais dicas de palavras que podemos usar e como organizar pareceres descritivos, AQUI.

Abraços, Shana Conzatti

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15 Comentários

  1. Muito pertinente as suas colocações. Contribuiu de forma precisa para minha pratica. Obrigada!

  2. Muito útil!!!!! Me ajudou bastante! Obrigada!

  3. Obrigada por tirar as dúvidas sobre os relatórios pois nesse momento que estamos vivendo de pandemia e muito difícil descrever sobre o aluno

    1. Author

      Fico feliz em ajudar. 🙂

  4. Excelente! Obrigada por compartilhar, me ajudou bastante.

  5. Me ajudou bastante estava sem rumo . Obrigada!

    1. Author

      Fico feliz em ajudar. Abraços.

  6. Muito obrigado! Me ajudou muito neste momento de fechamento de ano letivo de 2020

    1. Author

      Fico feliz em ter ajudado.

  7. Suas orientações são de grande ajuda, pois estava desorientada em como elaborar os relatórios individuais dos meus alunos, nesse contexto. Agora tenho um direcionamento para redigí-los. Obrigada!

    1. Author

      Fico feliz que te ajudou. Abraços

  8. Muito bom, útil!!! Neste momento estou em processo de fechamento do ano letivo 2020, orientações como estas são como ancoras…Valem ouro!!! Estou aproveitando algumas informações e adequando-as a realidade dos meus educandos. Obrigada, só gratidão.

    1. Author

      Obrigada por seu comentário, fico feliz que o post tenha te ajudado. Abraços

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