A atividade de representação gráfica de um objeto parece simples, mas é bastante complexa. A criança precisa observar com atenção como aquele objeto é: suas cores, formas, tamanhos e posições de cada parte desse objeto. Essas atividades depois auxiliam quando a criança precisar fazer a planificação de sólidos geométricos.
Objetivos principais BNCC:
- Ed. Infantil: TS (EI02TS02 e EI03TS02) ET (EI02ET01 e EI03ET01)
- Ens. Fundamental: AR (EF15AR02) MA (EF01MA13, EF02MA14, EF03MA14, EF04MA17, EF05MA16)
Inicie com as crianças de 4 anos propondo desafios de representarem através do desenho brinquedos ou outros objetos colocados sobre as mesas. Podendo ser uma atividade de complemento após eles criarem seus brinquedos com material reciclado (ideias, AQUI).
Para as crianças do Ensino Fundamental entregue sólidos geométricos e permita que, em um primeiro momento, representem este como eles veem. Assim que tentem desenhar o sólido apenas nas partes que estão vendo. Depois questione como eles poderiam representar todos os lados e deixe que tentem e testem hipóteses de como fazer a planificação ou as inclinações para formar o desenho 3D. Ajude-os a encontrarem estratégias válidas como uso de régua e um ponto de referência para formar as linhas do objeto em 3D.
Então desmonte os sólidos e mostre como alguns são, para então deixar as crianças tentarem novamente usando os recurso que desejarem. Permita que vão contornando as faces do sólido, por exemplo, para formar o sólido.
A partir dessa atividade vá ampliando os conhecimentos com informações que ajudem as crianças a produzirem as planificações e depois pode-se até a cortar e montar com eles os sólidos.
Abraços, Shana Conzatti
Procurando material para alfabetizar? Veja nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI. |