Sequência Didática com trava-língua

Sequência Didática com trava-língua “O Rato roeu…” para trabalhar oralidade, escrita, formas geométricas, conceitos sobre animais, reciclagem de materiais. Atividades adaptáveis do maternal até o ensino fundamental.

O trava-língua

Encontrei várias versões desse trava-língua, coloquei abaixo aquele que achei ser de melhor compreensão para as crianças, mas você pode trabalhar com mais de uma versão se desejar.

O rato roeu a roupa do rei de Roma.

E a rainha raivosa rasgou o resto.

O Rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia.

E a rainha rolou de rir.

Sequência Didática com trava-língua:

Objetivos da BNCC: 

Ens. Fundamental: Artes (EF15AR04) e Português (EF12PL07 e EF15LP02)

Ed. Infantil:  TS (EI02TS02 e EI03TS02) e EF (EI02EF02, EI02EF08 e EI03EFo2, EI03EFo7)

obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.

1)Travando a língua:

Objetivos: desenvolver a sonoridade do R, interpretar, identificar palavras de mesmo som, desenvolver oralidade e escrita.

Atividades:

  • Fale o trava-língua para as crianças, incentive-as a repeti-lo em grupo. Depois faça uma competição de quem consegue falar mais rápido de modo correto.
  • Após converse com as crianças sobre o que diz o trava-língua. Deixe que interpretem as frases. E solicite que identifiquem quais as palavras com o som de R existem no texto (faça oralmente para Ed. infantil e escritas no caderno para Ensino Fundamental).
  • Para o Ensino Fundamental trabalhe em cima das palavras Roma e Rússia, questionando se sabem o que são. Aproveite para desenvolver uma pesquisa rápida, de um dia ou dois, sobre esses países (como localização no mapa e questões culturais).

2) Rato de formas geométricas:

Objetivos: Recortar, Noção espacial, trabalhar as formas geométricas, esquema corporal, palavra rato ou frase.

Atividades:

  • Entregue a folha com as formas geométricas para cada criança (molde abaixo). Converse sobre quais são aquelas formas e desafia-as a montarem um ratinho com essas formas. Deixe que cortem e colem em outra folha, completando o rato com desenho.
  • Após a montagem do rato, coletivamente ajude as crianças a pensarem sobre os sons e letras para escrever RATO. Escreva a palavra no quadro e deixe as crianças copiarem. Pra criança em processo mais avançado de alfabetização, peça que escreva na folha uma lista com palavras iniciadas em R. Depois as crianças fazem a leitura oral dessas palavras para ver que palavras diferentes foram encontradas.

3) Texto Animado:

Objetivos: identificar palavras, trabalhar com símbolos, leitura e escrita, rima e criatividade.

Atividades:

  • Escreva o texto em um cartaz grande. Coletivamente com as crianças vá substituindo algumas palavras por desenhos das crianças. Assim ao invés de por a palavra Rato, por exemplo, coloque o desenho do rato. Isso ajudará as crianças menores a acompanharem a “leitura” do trava-língua.
  • Para Ensino Fundamental proponha que as crianças modifiquem o trava-língua, substituindo as palavras do texto por outras com R, podem ser retiradas das listas feitas na atividade anterior. Faça no coletivo ou individualmente, assim cada criança poderá ler para os colegas como ficou seu novo trava-língua.

4) Rato com rolinho:

Sequência Didática com trava-língua

Objetivos: aproveitar materiais reciclados, trabalhar formas e sólidos geométricos, produção artística, esquema facial, criar histórias.

Atividades: Entregue um rolinho de papel higiênico para as crianças pintarem, após seco deixe que façam o rostinho e colem dois círculos para fazer a orelha e uma tira de papel para fazer o rabinho.

  • Converse com as crianças sobre as formas e os sólidos geométricos presentes na atividade.
  • Relembre as partes do rosto e a posição de cada parte. Faça paralelos entre o rosto humano e o dos ratos: o quê tem de diferente ou igual?
  • Utilize o ratinho para que as crianças criem outras histórias com o personagem e brinquem como fantoche.

Seus alunos gostaram de fazer as atividades? Conte nos comentários.

 

 

atividades de alfabetização

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

1 comentário

  1. Parabéns pelo trabalho desenvolvido!

Deixe um comentário: