Que tal trabalhar nesse dia da mulher, em sua sala de aula, exemplos de mulheres que fizeram história?
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Português (EF15LP03, EF15LP09)
Ed. Infantil: EF (EI01EF08 e EI02EF01, EI02EF08 e EI03EF01, EI03EF08)
Sequência didática para o dia da mulher:
- Traga fotos e breves resumos sobre mulheres de destaque na história (abaixo fiz uma lista de mulheres guerreiras). Conte o que elas fizeram mostrando que as mulheres podem ser o que desejarem e que são de muitos modos diferentes.
- Converse com as crianças trazendo um questionamento do que é ser mulher. Se mulher é apenas ser delicada, ou se mulher pode ser qualquer coisa?
- Questione com as crianças o que faz uma mulher especial. E mostre que mulheres guerreiras podem estar próximas a eles. Mande como tema de casa que as crianças pesquisem outras histórias de mulheres guerreiras (mulheres da família ou da comunidade, que eles conhecem ou ouviram falar).
- No dia seguinte deixe as crianças contarem suas descobertas aos colegas, após faça um cartaz sobre as mulheres trazidas pelas crianças (valorize as escolhas das crianças). As crianças da Ed. Infantil podem completar o cartaz fazendo o desenho das mulheres e as de Ensino Fundamental podem escrever uma frase ou um texto coletivo sobre essas mulheres.
Mulheres que fizeram história:
Trago uma lista de algumas mulheres que mostraram à sociedade que a mulher poderia ser o que ela quisesse, o que possibilitou o empoderamento feminino.
Amelia Earhart – a primeira mulher a voar o Oceano Atlântico ( 1928)
Marie Curie – cientista ganhadora de dois prêmios Nobel de Química (1867 a 1934)
Chiquinha Gonzaga – compositora, pianista e regente brasileira. Primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. (1847-1935)
Madre Teresa de Calcutá – Nobel da Paz de 1979
Anne Fisher – a primeira mãe a ir para o espaço (1980)
Cora Coralina – poetisa brasileira (1889 a 1985)
Carolina Maria de Jesus – escritora, seu livro Quarto de Desejos, que vendeu mais de 100 mil exemplares (1980)
Fernanda Montenegro (cujo nome de batismo é Arlette Pinheiro Esteves) – é uma das principais atrizes brasileira, de teatro, cinema e televisão brasileira. (atualidade)
Maria da Penha – deu nome à Lei Federal 11.340/2006, que representa o principal instrumento legal de enfrentamento a agressões contra a mulher nas relações privadas
Se você tem mais alguma mulher que gostaria de citar, coloque nos comentários para enriquecer a lista!
Para mais atividades e ideias sobre o dia da mulher clique, AQUI.
Abraços, Lilian Giulian Conzatti
Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI. |