Essa sequência didática de alfabetização traz algumas ideias para trabalharmos as dificuldades dos sons semelhantes, mas com letras diferentes nas classes de alfabetização de acordo com a BNCC. É comum que as crianças confundam b/p, v/f, p/b e outros, é importante trabalharmos bastante essas diferenciações desde o início para quando a criança for escrever autonomamente faça as escolhas corretas de letras.
Atividades de sons parecidos com letras diferentes: EF01LP05 e EF01LP07
OBJETIVOS:
- Não confundir os sons semelhantes
- Identificar a letra correta para cada som
COMO FAZER:
Material:
- Fichas com palavras ou imagens com grupos fonéticos semelhantes (V/F, B/P, D/B, P/D, M/N)
- Espelho
Desenvolvimento:
1) Traga palavras e imagens que são semelhantes foneticamente e proponha que seus alunos os separem em montinhos (ou cole na coluna correta) de acordo com a letra inicial. Sempre lendo em voz alta e marcando bem o som inicial para eles perceberem.
2) Usando essas palavras diga para seus alunos a lerem (ou dizerem o nome da imagem) a frente do espelho. Percebendo como nossa boca fica diferente, mesmo que os sons sejam semelhantes.
Após questione-os quais descobertas perceberam de cada som, e monte um texto coletivo para copiarem no caderno. Explicando, por exempli: quando falamos o som F, nossos lábios estão fechados…
3) Peça que seus alunos encontrem objetos (pela sala ou em casa) que iniciem com as letras pedidas.
4) Apresente textos diversos que contenham as palavras com os sons semelhantes, após a leitura e interpretação coletiva, peça que identifiquem algumas palavras com a letra indicada e as leiam novamente fixando bem os sons.
5) Faça atividades de completar a primeira letras de uma palavra, sendo que as opções de letras possuem sons semelhantes.
obs.: Essa atividade faz parte da apostila bimestral do 1° ano de nossa lojinha.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti