Encartes são aqueles folhetos com as promoções ou apenas demonstrando os valores dos produtos encontrados em um determinado estabelecimento como mercados, lojas de móveis, lojas de roupas, lojas de brinquedos… Trago algumas ideias (que fazem parte do e-book Gênero Textuais) para trabalhar com esse gênero textual em sala.
Esses folhetos proporcionam muitas possibilidades de trabalho em sala de aula e por serem fáceis de encontrar em qualquer realidade escolar podem auxiliar o professor em atividades antes realizadas com revistas ou jornais quando a intenção é o recorte, entre outros. Desse modo ainda, podemos trabalhar com nossas crianças que os encartes tem suas funções sociais por um tempo curto, ou seja, após um tempo aqueles valores e promoções já não valem e, sendo assim, não tem mais função (diferente de revistas e livros) e por isso podemos usá-los para recorte e outras atividades. Nesse sentido, estamos desenvolvendo uma consciência de reciclagem e ao mesmo tempo a percepção de que há portadores de texto que devem ser preservados (livros, revistas…) e o que são descartáveis.
Ideias para sala de aula com encartes de lojas:
1) Analisando Encartes e Alfabetização:
Objetivos da BNCC: EI01EF04 – EI01EF07 – EI01EF09, EI02EF07 – EI02EF08 – EI02EF09, EI03EF03 – EI03EF07 – EI03EF08 – EI03EF09
Trazer vários tipos de encartes para que desde os bebês os folheiem. Nessa exploração livre sente perto das crianças e vá questionando o quê encontram nos desenhos (que tipo de produto está representado ali) desenvolvendo vocabulário e associação de imagens em seus alunos.
Essa analise dos encartes com as crianças maiores podem ser mais detalhadas observando como é organizado (tem a imagem, o nome do produto e o valor), questionando qual o objetivo social desse tipo de veículo textual, fazendo comparação de estilos diferentes (lojas de roupas/mercados).
Além dessa interação mais geral, use os encartes para diversas atividades de alfabetização como as crianças recortarem imagens para colocarem no alfabeto da sala conforme a letra inicial. Ou tentarem copiar o nome dos produtos que mais gostam e depois desenhá-los.
Monte cartinhas com as imagens dos encartes (recorte junto o nome do produto). Use essas cartinhas para fazer várias brincadeiras como as crianças separarem as cartinhas em montinhos que iniciem ou terminem com a mesma letra ou que encontrem aquelas e iniciam com a letra do nome da criança.
Os encartes também podem ser usados para que as crianças recortem apenas letras ou palavras para colarem nas atividades conforme a proposta do professor (montar seu nome, ou pegar letras específicas).
Usando encartes para atividades artísticas e outros:
Objetivos da BNCC: EI02CG05 – EI02TS02 – EI02EF07, EI03CG05 – EI03TS02 – EI03EF07
Usando as imagens dos vários encartes proponha atividades de complemento de desenhos, em que a criança deve completar o desenho que está pela metade. Ou mesmo usando para criar quebra-cabeças de coisas que eles conhecem e gostam (comidas e brinquedos).
Em encartes de lojas de poucas, podemos cortar as imagens para as crianças completarem o corpo humano, ou mesmo brincar de “boneco de papel”, em que as crianças escolhem as roupas que querem colocar em seus bonecos. Trabalhando combinações de cores, estilos e mesmo percebendo como se usa cada roupa e desenvolvendo o esquema corporal.
Podemos usar essas imagens para trabalhar outras composições artísticas em que a criança recorta e monta como desejar uma cena com as imagens dos encartes (fazendo sua família, criando uma cena de almoço, reproduzindo um mercado, uma feira…).
Ou mesmo trabalhando a imaginação ao escolher brinquedos que deseja, ou quais alimentos que gosta. Também podemos usar para trabalhar com as crianças partes da casa (eles colam na parte que deveria ser o quarto as imagens que costumamos encontrar nos quartos). Ou seja, use as imagens dos encartes como sua criatividade mandar.
3) Usando encartes para atividades matemáticas:
Objetivos da BNCC: EI01EF07 – EI01ET05, EI02EF07 – EI02ET05 – EI02ET07 – EI02ET08, EI03EF07 – EI03ET05 – EI03ET07
Use os encartes para atividades de classificação em que as crianças devem recortar objetos de higiene, ou de alimentação, ou imagens de alimentos salgados, parte de uma casa. As crianças podem ir olhando os encartes e recortando o que encontram que faz parte do quê o professor pediu, ou monte cartinhas diversas com as imagens dos encartes e as entregue para as crianças e bebês as separarem conforme é solicitado.
Para as crianças maiores façam cartinhas com valores inclusos, assim podemos brincar com nossos alunos de mercadinho com dinheiro feito por eles. E eles começam a perceber que algo que vale R$2,00 podemos dar uma nota de dois ou duas moedinhas de um. Como são crianças da Ed. Infantil, tente propor que “comprem” um ou dois produtos apenas para poder trabalhar a matemática dos valores de acordo com sua capacidade.
Ou para as crianças selecionarem os produtos que possuem os mesmo valores, e assim irem identificando que determinado número (valor) corresponde a um tipo de cédula de dinheiro.
Outra forma é ao invés de trabalhar com os valores trabalhar com as quantidades. As crianças escolhem produtos que querem comprar e colam na folha, depois é feito a contagem de quantas imagens foram coladas.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti