Receita é um tipo de texto instrucional com características marcantes fácil de ser reconhecido por qualquer leitor. E mesmo na Ed. Infantil faz parte do cotidiano das crianças e suas famílias ou mesmo na escola, pois é comum que participem de algum momento relacionado ao fazer o alimento. Desse modo é um gênero já bastante trabalhado e conhecido pelos professore, trarei algumas dicas de como podemos trabalhar com o gênero receitas na Ed. Infantil (que fazem parte do e-book Gênero Textuais).
Algumas ideias para trabalhar gênero receita:
1) Receita na prática:
Objetivos BNCC: EI01EO03 – EI01EF07 – EI01ET01, EI01ET02, EI02EO03 – EI02EF07, EI02EF09 – EI02ET01, EI02ET05, EI03EF07, EI03EF09 – EI03ET01, EI03ET04
Os gêneros textuais instrucionais, principalmente a receita, são de fácil introdução desde o berçário. Podemos trazer para nossa turma receitas simples a serem realizadas em sala de aula que envolvam apenas a mistura de ingredientes como papinhas, mingau ou algum docinho. Ao fazermos a receita em conjunto com as crianças estamos lhe mostrando oralmente quais as características de uma receita. Além de trabalhar noções de quantidades, medidas e misturas.
Independente da idade quando ao trazermos uma receita para sala de aula devemos dar enfoque aos ingredientes. Mostrando-os e deixando as crianças ajudarem no processo de mistura ou colocação dentro de vasilhas, aproveitando para questionar se sabem o nome daquele ingrediente e qual sua função dentro da receita. Por exemplo, saber que o açúcar serve para adoçar e o fermento para fazer o bolo crescer.
Durante a prática da receita realize a contagem das quantidades utilizadas e suas medidas. Para as crianças a partir de 3 anos monte cartazes coletivos com a receita feita. Representando por desenho os ingredientes e suas quantidades. Seus alunos podem ajudar na escrita dessa receita, ao desenharem três ovos, por exemplo. Também para facilitar o entendimento e “releitura” das crianças da receita, pode-se colar as embalagens dos ingredientes usados.
Assim terá uma receita de mingau, por exemplo, com a embalagem da aveia colada e o desenho de três colheres com a embalagem do açúcar colado ao lado. Quando as crianças bem pequenas observarem o cartaz saberão dizer exatamente como reproduzir a receita.
Para trabalhar as instruções de como fazer a receita pode-se propor que seus alunos recontem para um adulto ou outro colega como fazer aquela receita, quais são os passos a serem seguidos. Pode-se gravar vídeos das crianças contando como fazer a receita e enviar para os adultos. Ou mesmo o contrário, ao solicitar aos pais que a criança grave um vídeo sobre uma receita que costuma fazer com sua família.
Receitas são oportunidades de introduzir ou enriquecer diferentes assuntos, não precisam apenas fazer parte de projetos sobre alimentação saudável. Também servem para finalizar uma contação de histórias como a dos três ursinhos ao fazerem um mingau, ou para comemorar a Páscoa ao cozinharem um bolo de chocolate, ou presentearem mães/avós com biscoitinhos, ou mesmo para brincar com temas trabalhados como cores, formas geométricas, esquema corporal ao fazerem receitas em que possam ser modeladas conforme o formato que desejamos.
Além de receitas tradicionais que são comestíveis é possível fazer receitas de melecas para atividades artísticas, tintas com alimentos, massinha de modelar caseira, experimentos com misturas variadas. Esse tipo de receitas é trabalhado do mesmo modo dando ênfase aos ingredientes, suas quantidades, misturas e preparo. Mas também trabalhando com as crianças as noções de textura, cores, cheiros ao realizarmos misturas que podem ter um fim específico (como se tornarem uma massinha de modelar) ou apenas para brincar como permitir brincadeiras de faz de conta com areia e água ao fingirmos fazermos comidinha.
2) Comparando e modificando receitas:
Objetivos BNCC: EI02EF07, EI02EF09 – EI02ET01, EI02ET05, EI03EF07, EI03EF09 – EI03ET01, EI03ET04
É interessante mostrar às crianças que existem várias formas de se fazer uma mesma receita. Podemos propor que façam um sanduíche, e depois cada um comenta o quê colocou no seu. Ou podem trazer receitas familiares de um mesmo bolo e compararem se os ingredientes e quantidades são os mesmos.
Aproveite para propor mudanças de ingredientes, como trocar a laranja pela cenoura para fazer outro tipo de bolo, ou mesmo trabalhe mudanças de quantidades. Desafie seus alunos de como ficaria se fizéssemos de dois bolos ao invés de um.
Trabalhe também com a substituição de medidas e quantidades. Pedindo para a criança colocar uma quantidade de colheres em uma xícara e ver se dá meia xícara ou uma xícara inteira. Assim pode-se fazer modificações em uma receita para ter apenas colheres. Por exemplo, seis colheres de leite ou invés de uma xícara. Essas mudanças de recipientes de medidas podem ser feitas também em diferentes tamanhos de potes quando as crianças estão brincando com areia.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti