Valorização à diversidade

A valorização à diversidade é um tema a ser trabalhado durante o ano, mas trago uma sequência didática para vocês agora na semana da Consciência Negra. Um assunto que compreende as Competências Gerais 3 (repertório cultural) e 9 (empatia). Espero que gostem!

Valorização à Diversidade:

Objetivos da BNCC: 

Ens. Fundamental: Português (EF15LP09 e EF15LP16) e História (EF01HI02 e EF02HI08 e EF03HI07 e EF05HI04) e Geografia (EF04GE06)

Ed. Infantil:  EF (EI01EF08 e EI02EF01, EI02EF08 e EI03EF01, EI03EF08) e EO (EI02Eo5 e EI03EO05, EI03EO06)

obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.

1. Todos somos especiais:

Objetivos: Valorizar todas as características físicas, percepção de características individuais.

Como fazer: Coloque as crianças em círculo. Diga para elas observarem a si e aos colegas (se tiver um espelho em sala pode-se usá-lo). Pergunte se todos tem a mesma cor de pele, olhos, cabelos? Se os rostos são iguais? Ou se todos tem o mesmo tamanho?

Deixe que as crianças explorem de modo natural as suas diferenças, observe o que dizem. E vá monitorando reforçando que são apenas diferenças. Questione se as crianças sabem por que todos são diferentes? Comente que essas diferenças vem das características de nossos pais. Pergunte como seria se todos fossemos iguais? E valorize essas diferenças.

Aqui você pode contar histórias sobre o tema ou mostrar vídeos (ao fim do post algumas ideias).

Educação Infantil: Entregue uma folha para a criança e diga para ela ir até o espelho e fazer seu auto-retrato. Cuidando as cores de cabelo e pele. Depois exponha os desenhos e mostre para as crianças como ficou lindo com todas as diferenças.

Séries Iniciais: Faça a atividade como sugerida na Educação Infantil, mas divida a folha em dois e peça para as crianças desenharem ao lado de seu auto-retrato o retrato de um colega. Depois que escreva uma frase positiva sobre esse colega.

2. Todos tem a nos ensinar:

Objetivos: perceber que apesar das diferenças físicas todos são importantes, fortalecer laços de amizade, estimular o respeito mútuo.

Como fazer: Coloque as crianças em duplas (se as crianças forem menores que 4 anos, faça no coletivos). Sugira que uma criança ensine uma música ou uma brincadeira para a outra. Depois a que aprendeu que deve ensinar.  Após peça para as crianças relatarem no grande grupo o que aprenderam com esse colega. Valorize as coisas ensinadas, e reforce para sua turma que todos tem a ensinar.

Educação Infantil: proponha uma brincadeira chamada “Gosto de você, por quê…” As crianças ficam em círculo. Uma criança vai ao meio da roda e fala a frase da brincadeira, completando a sentença com características físicas. As crianças que tem essa característica devem ir até o centro da roda e abraçar esse colega, depois todos devem correr de volta aos seus lugares. A criança do meio deve tentar encontrar também um lugar, quem ficar ao meio recomeça a brincadeira.

Séries Iniciais: Além da brincadeira “Gosto de você, por quê….” Faça um amigo secreto de cartinhas. Diga para as crianças procurarem três coisas positivas para escrever sobre o amigo que foi sorteado. As crianças escrevem as coisas positivas na cartinha, fazem um desenho e depois se entrega com um abraço.

3. Pessoas de destaque:

Objetivos: Perceber que existem atores, poetas, inventores e escritores de todas as cores e características.

Como fazer: traga imagens com os nomes de pessoas importantes, procure pessoas de todas as etnias, homens e mulheres. Mostre as imagens para as crianças e conte o que aquelas pessoas fizeram (se é algo na ciência, alguma invenção, se salvou povos). Se forem pintores e escritores, traga a imagem da pintura ou uma parte do texto. Mostre às crianças que todos são capazes de fazer algo de bom para a sociedade e que são importantes. Que a etnia não nos faz diferentes em nossas capacidades.

Educação Infantil: Monte um cartaz com as imagens. Pode-se colocar falas das crianças de suas observações sobre as pinturas ou informações que você trouxe.

Séries Iniciais: Peça para as crianças fazerem pesquisas sobre as personalidades que você trouxe ou pesquisar sobre outras. Após que façam um pequeno texto sobre essas pessoas. (Links de listas de personalidades Negras Brasileiras históricas e atuais)

4.Recursos visuais:

Objetivos: trabalhar a diversidade com vídeos ou histórias, oralidade, percepção da naturalidade da diferença, reflexão sobre o assunto.

Como fazer: traga histórias ou vídeos sobre o tema. Mostre para as crianças. Depois proponha discussões sobre o material. (Abaixo segue algumas sugestões)

Educação Infantil: Faça um desenho coletivo em forma de cartaz sobre a história, ou separe em duplas. Mostre para as crianças que podemos trabalhar todos juntos.

Séries Iniciais: Faça um texto coletivo ou em dupla sobre o material trazido, valorizando que duas cabeças fazem melhor que uma. Que são as nossas diferenças que nos tornam mais interessantes.

Dicas de materiais de Valorização à Diferença:

Separei alguns materiais que tive contato feitos por Brasileiros, alguns eu já trabalhei com meus alunos. Afinal vamos valorizar as criações de nossa própria gente. Mas você pode usar qualquer outro livro ou história que trabalhem o tema.

  1. Monstro Rosa: de  Thaisa Burani, editora Boitata (compre na Amazon)

valorização à diversidade

 

Esse livro super fofinho conta a história de um monstrinho rosa que não se adapta ao lugar onde mora, pois todos são brancos. Então ele vai embora e acaba por chegar em um lugar muito mais divertido no qual todos são diferentes. Um bom livro para iniciar a trabalho de valorização a diferença para todas as idades.

 

 

2.O lápis cor de pele do menino marrom: de Ana Paula Marini (compre na Amazon).

Valorização à diversidade

 

Esse livro tem um texto rico. Fala sobre questões que passamos em sala de aula com o tal lápis cor de pele. A história questiona, mas cor de pele de quem? E traz importantes reflexões para as crianças sobre a diversidade.  Além da ilustração ser linda!

 

3. O cabelo de Lelê: de Valéria Belém (venda na amazon).

Valorização à diversidade

 

Esse é um livro interessante para se trabalhar sobre o tema. Ensina as crianças a gostarem de seus cabelos e ainda conta um pouco sobre a África.

 

 

4.Maju não vai a festa: de Mônica Pimentel (baixe grátis direto do site.)

valorização à diversidade

 

Esse livro em PDF é muito lindinho com uma linguagem adequada para crianças. Fala de uma princesa cheia de cachos que sabe valorizar suas características. Um livro legal para questionar com as crianças que outras princesas existem e reforçar a beleza africana.

 

5. Amor de Cabelo:  de Matthew A. Cherry (venda na amazon)

livro "amor de cabelo"

Uma história que iniciou como um curta metragem muito fofo ganhou Oscar. O livro conta a história de um pai um pouco atrapalhado tentando arrumar o cabelo da filha como a mãe fazia. Vale a apena a leitura, pois também pode ser usado para trabalhar sobre família e superação.

 

 

6. Meninos de todas as cores: (vídeo varal de histórias)

Coloco para vocês esse vídeo que conta a história dos meninos de todas as cores. Sendo um recurso maravilhoso para iniciar um trabalho sobre as diferenças.

 

Gostaram? Deixe nos comentários outros materiais que usaram sobre a  Valorização à diversidade.

atividades sentimentos

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

3 Comentários

  1. Obrigada por valorizar e reconhecer meu trabalho!

  2. Ameiiiiii!! PARABÉNS!!❤❤❤❤

    1. Author

      Obrigada pelo carinho.

Deixe um comentário: