Enquanto procurava uma ideia de atividades para trabalhar sentimentos e expressões faciais encontrei essa imagem, e logo pensei que poderia usar para fazer jogos de classificar as emoções. Sendo assim, trago para vocês essa ideias de atividades pedagógica para Ed. Infantil, e que também pode ser feito com Ensino Fundamental.
Jogo de Classificar as emoções:
Ens. Fundamental: Português (EF15LP12, EF15LP13, EF01LP15, EF02LP10)
Ed. Infantil: TS (EI01TS05, EI02TS05, EI03TS05) EF (EI01EF06, EI02EF01, EI03EF01)
MATERIAL:
- Imagens de rostos de emoções felizes e tristes (pode ser a foto das crianças)
- Retalhos de EVA ou cartolina
- Cartolina ou EVA grande
- Tesoura e cola
- Durex
COMO FAZER:
Preparação: Cole as imagens representando as emoções em quadradinhos de EVA. Pode ser fotos das crianças, Emojis ou rostos retirados de revistas. Em uma cartolina ou EVA faça duas colunas uma representada pelo Emoji feliz e outra pelo triste. Para colar as fichas com os rosto pode ser feito com durex ou então coloque velcro. Cole o cartaz, sem as fichas, no alcance das crianças de sua turma.
Desenvolvimento:
Momento 1: Mostre o cartaz para as crianças e questione sobre os Emojis de alegria e tristeza. Pergunte que situações os deixam felizes ou tristes, deixe que falem. Se desejar vá anotando no cartaz na coluna correta. Então espalhe as fichas com os rostinhos ao alcance das crianças e desafie-as a colorem (com durex ou com velcro) na coluna correta. Depois de colarem observe quais estão errados. Aponte para os errados e pergunte se é mesmo ali o lugar, e deixe as crianças corrigirem.
Momento 2: Retire novamente as fichas do cartaz e as coloque em um lugar longe (sobre uma mesa ou no chão). Vá chamando uma criança por vez para correr até a ficha e pegar o sentimento que a professora disser e colar na coluna correta. Faça a brincadeira até todas as crianças forem chamadas ou até terminar as fichas.
Momento 3: Use as fichas para fazer brincadeiras de classificação solicitando seus alunos a separarem as fichas em dois montes: um de meninas e outro de meninos, crianças e adultos, cabelos escuros e claros… Observe as imagens das fichas para ver quais grupos poderão ser formados. Pergunte para seus alunos que outras formas de agrupamento eles podem fazer com as fichas.
VARIAÇÃO POR NÍVEL:
1°: Para bebês de até 2 anos no momento 1 deixe eles observarem as fichas e vá ajudando-as a nomear o quê cada uma representa e orientando em qual coluna deve ser colado. Para os bem pequenos vá colando as fichas de modo que consigam ver e dizendo o nome da emoção, fazendo com seu próprio rosto a emoção para marcar bem. No momento 2 peça para as crianças te entregarem fichas com determinado sentimento, orientando-as a encontrarem as corretas.
2°: Para as crianças de 2 anos em diante faça todos os momentos como propostos. Se desejar aumentar a interação das crianças proponha quem procurem em revistas rostinhos para cortarem e acrescentarem ao cartaz ou mesmo que desenhem rostinhos felizes e tristes para complementar.
3°: Para o ensino fundamental: ao invés de usar imagens, pode-se usar sinônimos que representem felicidade ou tristeza para que coloquem na coluna correta. E depois peça que escrevam situações de suas vidas que consideram felizes e tristes.
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Abraços, Shana Conzatti