Uma sequência didática lúdica para ensinar as crianças a lavarem bem as mãos, algo tão essencial para nossa higiene e saúde, principalmente nos tempos atuais. (Essa atividade faz parte de um plano de aula completo de nossa lojinha Planos de Aulas e Projetos, confira aqui).
Sequências didáticas: Vamos lavar bem as mãos?
Objetivos da BNCC:
- Ed. Infantil: CG (EI01CG04, EI02CG04, EI03CG04) TS (EI01TS01, EI01TS02 – EI02TS01, EI02TS02 – EI03TS01, EI03TS02)
Objetivos Gerais: Identificar a importância de lavar as mãos, Aprender a lavar as mãos de modo correto, Exploração artística e musical reforçando o conceito de lavar as mãos.
MATERIAL:
- Cartolina ou papelão
- Folha de desenho
- Papel crepom
- Cola e tesoura
- Tinta azul
- Música: Lava uma mão (Sugestão de vídeo), ou outra de sua preferência sobre o tema.
COMO FAZER:
Preparação: Monte para seus alunos um “cartaz” como na imagem a cima. Use suas mãos como molde, cole-as sobre um papelão. Imprima ou desenhe uma torneira e os pingos da água e cole também. Cole em um palito de picolé a imagem de um sabonete ou apenas utilize uma esponja macia. Amasse algumas bolinhas de papel crepom para serem as bactérias e vírus.
Desenvolvimento:
Momento 1: Sente com as crianças em círculo e coloque ao centro o cartaz que montou sem as bolinhas. Então comente sobre a importância de lavar as mãos e que depois que brincamos ou colocamos as mãos no chão e em outros lugares nossas mãos vão ficando cheias de bichinhos muito pequeninos que chamamos de bactérias e vírus e que nos causam doenças. Comente com as crianças sobre as doenças da estação (como gripes, diarreias, coronavírus e outros).
Então de modo lúdico coloque as bolinhas sobra o desenho das mãos e pergunte como podemos afastar esses bichinhos os mandando embora. Permita que eles comentem seus conhecimentos prévios. Reforce a importância de usar o sabonete para afastar os bichinhos (pois o sabão “dissolve” os bichinhos). Assim vá convidando as crianças para irem passando a esponja ou “sabonete” sobre os desenhos das mãos para afastar as bolinhas. Deixe que brinquem até perderem o interesse. Após a brincadeira, se desejar, cole as bolinhas no cartaz e o sabonete acrescente escritas informando a importância de lavar as mãos e prenda o cartaz em um local onde as crianças tenham acesso e possam se lembrar da “experiência”.
Momento 2: Mostre o vídeo com a música “Lave uma mão” da Palavra Cantada, ou mesmo outra que prefira. Dance com as crianças, incentivando-as a imitarem os gestos e criarem outros. Pode-se repetir a música algumas vezes, ou mesmo volte a tocá-la em outros dias introduzindo um momento de higiene.
Momento 3: Sente com as crianças e mostre como devemos lavar as mãos, tendo atenção em esfregar todas as partes: todos os dedos, a palma e dorso das mãos, assim como as unhas. Incentive que imitem os gestos. Pode-se colocar uma imagem ao lado da pia informando toda a sequência de lavar as mãos.
Momento 4: Conclua a atividade fazendo um registro artístico com suas crianças. Em uma folha desenhe uma torneira e deixe seus alunos fazerem com os dedinhos a água. Permita que façam de modo livre, apenas vá orientando para manterem a água abaixo da torneira. Então faça o contorno da mão da criança em outra folha (pode ser branca, colorida ou em um tom semelhante ao da pele de cada criança). Recorte esse molde da mãozinha e cole. Ficará mais legal fazer o contorno das duas mãozinhas e colar como se estivessem lavando as mãos.
Após finalizar a atividade vá com a criança para que lave as mãos, relembrando quais os passos para lavarem bem as mãos, e depois pode-se também colocar um pouco de álcool.
Gostaram? Mais ideias de atividades sobre saúde, AQUI.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti