De modo geral, em salas de Ed. Infantil é comum lidarmos com infestações de pediculose, sendo de extrema importância realizar atividades de conscientização com nossas crianças. Essa sequência didática lúdica “Xô, Piolho!” visa orientar as crianças para seu autocuidado tão presente na competência geral 8 da BNCC. (Essa atividade faz parte de um plano de aula completo de nossa lojinha Planos de Aulas e Projetos, confira aqui).
Sequências didáticas: Xô, Piolho!
Objetivos da BNCC:
- Ed. Infantil: CG (EI01CG04- EI01CG05, EI02CG04 – EI02CG05, EI03CG04 – EI03CG05) EF (EI01EF02 – EI02EF03, EI02EF07 – EI03EF07)
Objetivos Gerais: Compreender a importância para a saúde de combater os piolho, identificar formas de prevenção e tratamento, trabalhar diferente gêneros textuais como versinhos.
MATERIAL:
- Folhetos informativos sobre Piolho (Retirados da internet ou de postos de Saúde, sugestão no material de apoio)
- Palitoche do piolho (imagem do piolho e palito de churrasquinho)
- Massinha de modelar
- Papel pardo ou cartolina
- Tinta ou giz de cera
- Versinhos sobre o piolho:
“Piolhinho nojento,
na cabeça pulou,
veio o pente fino,
e o piolhinho tirou.”
“O piolho é maldoso,
Chupa o sangue e faz doer,
Vou lavar bem a cabeça
E o piolho não vou ter!”
“Piolho não é brincadeira…
Prenda bem a cabeleira!
Se não depressa ele vem,
E com ele traz mais cem.”
COMO FAZER:
Momento 1: Traga os materiais sobre a pediculose, se alguém do posto de saúde for conversar sobre o tema melhor. Interaja com as crianças de modo lúdico perguntando se já tiveram piolho e como resolveram. Se sabem o quê é… Use os palitoches de piolhos para tornar esse momento mais significativo, brincando com as crianças que os piolhos estão passando por suas cabeças ou apenas para fazer de conta que é o piolho que está falando as informações sobre a pediculose.
Se ao fazer essa introdução houver crianças com piolhos, trate esse momento como algo normal. Ou seja, deixe claro para sua turma que qualquer criança pode pegar piolho, e que não é apenas algo de falta de higiene (mesmo que no caso específico de tua turma seja), cuidando para não expor essa criança aos colegas. Afinal a culpa de ela ter piolho não é dela e sim da família.
Aproveite essa situação para intensificar ainda mais a conversa de como se livrar dos piolhos e incentivar a criança a conversar com sua família. Reforce bem com sua turma sobre manterem os cabelos limpos, passarem o pente fino e também de quem tem cabelo comprido vir com os cabelos presos para evitar que piolhos pulem de um colega para outro.
Momento 2: Ainda usando os palitoches traga os versinhos sobre o piolho. Fale várias vezes para seus alunos aprenderem os versinhos. Esses irão ajuda-los a relembrar como acabar com o piolho.
Momento 3: Monte um cartaz com seus alunos. Desenhe um rosto de uma criança triste no cartaz, e deixe seus alunos pintarem o cabelo de modo coletivo com tinta ou giz de cera. Acrescente os versinhos no cartaz para deixa-lo mais informativo. Escolha um título chamativo como: Xô, Piolho!
Momento 4: Entregue as massinhas de modelar para que as crianças modelem os piolhos como conseguirem. Para os pequenos oriente que façam bolinhas, para os maiores incentive que tentem fazer as patinhas e o corpo com um formato mais parecido com o piolho. Pode-se trazer alguma imagem de como é o piolho real para observarem e tentarem reproduzir. Cole os piolhos de massinha no cartaz feito no momento anterior e exponha o cartaz.
Momento 5: Envie para casa das criança um material informativo sobre o tema e, se houver infestação de piolho em sua sala organize com a direção um momento para os pais virem a escola e terem uma palestra sobre o tema. Conforme a situação, é importante conseguir com a assistência social que visitem a casa e levem o remédio contra piolho e façam uma intervenção mais direta.
Gostaram? Mais ideias de atividades sobre saúde, AQUI.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti