Educa Criança
03 de Dezembro

03 de Dezembro — Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

No dia 03 de dezembro é celebrado o Dia Internacional do deficiente físico. Esta data tem como objetivo a inclusão e a ampliação dos direitos deles na sociedade. Esta data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas ), em 1998. A cada ano é definido um tema, pela ONU, visando uma maior discussão sobre o assunto, já que calcula -se que 10 por cento da população mundial tenha alguma deficiência.  No Brasil, nesta data,  também são realizados vários programas para a ampliação dos direitos da pessoa com deficiência. Visto que, pelo censo de 2010, cerca de 23,9 por cento  da população é portadora de algum tipo de deficiência. E podem ter maiores ou menores problemas  para executar tarefas no seu dia a dia, necessitando uma maior ajuda, para poderem se desenvolver.

É considerada portadora de deficiência física (PPD), toda aquela pessoa que possui alguma perda ou anormalidade em sua formação fisiológica ou anatômica, que atrapalhe ou incapacite o desenvolvimento de algumas atividades que sejam consideradas padrão para o ser humano.

Existem vários tipos de deficiência: física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Elas podem ocorrer por vários motivos como por má formação, lesões em determinados órgãos ou aparelhos ( ex., no aparelho auditivo ) , por violência , acidentes, doenças incapacitantes ou problemas genéticos. As pessoas podem nascer assim ou podem adquirir as deficiências ao longo do tempo.

As deficiências  auditiva e visual, podem apresentar perda total ou parcial.

A deficiência mental relaciona-se ao desempenho intelectual do indivíduo, que pode ser menor do que o de outro da mesma idade. Costuma-se perceber e identificar este tipo de deficiência antes dos 18 anos de idade.

O CONADE (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência), devido a importância do tema, resolveu realizar uma campanha de sensibilização e mobilização da sociedade, visando a eliminação das barreiras atitudinais, de informação e arquitetônicas, para que todos possam participar efetivamente da vida em sociedade.

Atualmente existem leis que procuram ajudar e a beneficiar os deficientes físicos, mas ainda muito precisa ser feito, em relação ao transporte, saúde, educação, entre outros, no mundo e também aqui no Brasil.

Na escola, também devemos pensar, sobre como ajudar os alunos que apresentem alguma deficiência. Existem várias maneiras de fazer isto, dentre elas, podemos citar algumas, como: o professor que vai atender a criança precisa saber se esta tem alguma restrição médica que  a  impeça de realizar alguma tarefa, dentro ou fora da sala de aula, seu estado de saúde, quais medicamentos toma e quais seus efeitos, a escola deve garantir a acessibilidade dentro da mesma e ver quais são os materiais especiais ou não a que a criança deve ter acesso para seu aprendizado, deve garantir a integração do aluno com deficiência , com os outros que frequentam a escola, etc.

Consideramos esta data  importante, pois ela leva toda a sociedade a pensar sobre as conquistas e direitos das pessoas com deficiência, bem como de que outras maneiras poderemos melhorar a vida dessas pessoas e como melhor integrá-las na sociedade. Então, nós do blog, deixamos um grande abraço para todas as pessoas que tem alguma deficiência e lutam para que possam fazer parte da sociedade, e possam se desenvolver como um todo. Nosso abraço, vai também para aqueles que mesmo sem nenhuma deficiência, lutam pelos direitos de igualdade dessas pessoas.

                           Abraços, Lilian Giulian Conzatti, Shana Giulian Conzatti e Ohanna Giulian Conzatti

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: