Brincadeiras agitadas

Brincadeiras Agitadas para sala de aula

Separei algumas brincadeiras agitadas para fazer com as crianças, estas podem ser feitas em salas de aulas mais amplas, no pátio ou ginásio. Brincadeiras agitadas são aquelas que se usam da motricidade para alcançar vários objetivos. São brincadeiras que podem enriquecer momentos de recreio direcionado ou na Educação Física.

Brincadeiras Agitadas

1. Corrida das bolinhas:

Objetivos: desenvolver equilíbrio, cooperação, coordenação ampla e fina, controle corporal.

Material: Bolinhas grandes de papel ou de plástico, quatro colheres de sopa.

Idade: a partir 3 anos.

Como brincar: Faça duas filas de crianças, distantes uma da outra. As primeiras crianças devem segura a colher. A primeira criança deve levar a bolinha sobre a colher sem deixar cair até a outra fila e despejar a bolinha sobre a colher do colega. Esse deve levar a bolinha sobre a colher até o colega da outra fila. Assim até todas as crianças irem. Para crianças a partir de 5 anos faça elas levarem as colheres na boca. Nas séries Iniciais para dificultar mais ao invés de usar colheres use réguas.

2. Quem tem?

Objetivos: percepção, atenção, observação de colegas, classificação de categorias, noção espacial.

Material: Nada

Idade: a partir de 4 anos

Como brincar: Coloque as crianças em pé em um círculo. Uma criança fico no meio observando os colegas então diz: Quem tem____ (uma característica como cabelo preto ou chinelo ou camisa rosa….). Todas as crianças que possuem a característica que a criança dizem devem trocar de lugar o mais rápido possível (correndo por dentro da roda). A criança que falou tem que pegar um lugar. A criança que ficar sem lugar na roda deve ficar ao meio e reiniciar a brincadeira.

3. Elefante Colorido

Objetivo: percepção, noção espacial, atenção e fixação das cores.

Material: Nada

Idade: a partir dos 2 anos

Como brincar: Em um lugar amplo com vários objetos coloridos as crianças deve dizer: elefante colorido que cor? A professora fala o nome de uma cor. E as crianças devem correr rápido para tocar algo que tenha aquela cor. Para crianças maiores, pode-se trocar a pergunta para letras, números. Exemplo: elefante colorido, que letra? E a professora fala uma letra e as crianças devem encontrar no alfabeto da sala ou trazer um objeto que inicie com aquela letra.

4. Andar como…

Objetivos: explorar movimentos diferentes, coordenação, equilíbrio, atenção, criatividade, percepção do outro.

Material: Nada

Idade: a partir dos 2 anos.

Como brincar: Em um espaço amplo a professora diz: Vamos andar como…. (o elefante, o saci, com os pés pra dentro, pulando, para trás, formiga…). As crianças devem explorar os movimentos andando pelo espaço como a professora sugerir. A professora vai trocando de modos de andar e as crianças devem prestar atenção para mudarem também. A professora pode falar o modo ou pode apenas mudar ela o modo que caminha para as crianças fazerem o mesmo e trabalhar a atenção visual.

5. Gato e rato:

Objetivo: cooperação, coordenação, noção de força e equilíbrio, estratégia, agilidade.

Material: nada

Idade: a partir 5 anos

Como brincar: Coloque as crianças em roda de mãos dadas. Um criança ficará dentro da roda e será o rato. Outra criança ficará fora da roda e será o gato. O gato deve tentar entrar na roda para pegar o rato. As outras crianças em roda devem ir fechando com seus corpos os espaços para impedir que o gato entre. Reforce regras como não pode empurrar os colegas ou forçar para entrar. Quando o gato consegue pegar o rato, escolhe-se outras crianças para continuar a brincadeira.

6. Vivo e morto

Objetivos: atenção, controle motor, freio inibitório, percepção aditiva.

Material: Nada

Idade: a partir dos 3 anos.

Como brincar: Coloque as crianças em pé. Quando você disser morto elas devem se abaixar, quando falar vivo elas devem ficar em pé. As crianças que vão errando vão saindo da brincadeira até sobrar só uma. Para crianças maiores aumente a dificuldade, pode-se por outras palavras para que a criança bata palma, pule…

Veja mais brincadeiras AQUI.

Abraços, Shana Conzatti

 

 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *