chá com vovós

Chá com vovós: ideias dinâmicas para os avós na escola

Algumas escolas, principalmente as de Educação Infantil, convidam os avós das crianças para passarem um período na escola com seus netos. Esse é uma rica oportunidade para o grupo de crianças interagirem com pessoas mais velhas e ainda demonstrarem seu amor por elas.

Trago aqui algumas dinâmicas que já fiz ou assisti e que deu super certo. Essas dinâmicas servem para o chá com vovós na escola, mas também para o dias das mães.

Chá com vovós, etapas:

Deixo algumas possibilidades de como organizar esse dia. Os momentos podem seguir ordens diferentes ou serem trocados por outras opções.

  1. Faça um momento de acolhimento dessas avós, pode ser em um ambiente com toda a escola ou já nas salas das crianças. As crianças podem falar um versinho, ou deixe uma música calma tocando baixo enquanto se certifica ter cadeiras para todas.
  2. Hora da dinâmica: aqui é o momento em que o importante é que cada neto interaja com seus avós. Deixe o tempo mais livre.
  3. Momento do chá: os avós e crianças são convidadas a tomarem chá e comerem um lanche. Pode ser algo fornecido pela escola, pode ser algo feito com a ajuda das crianças ou ainda pode-se pedir que os avós tragam algo para confraternizar com os outros avós e crianças.
  4. Finalização: Aqui pode ter uma apresentação e entrega da lembrancinha. Também lugares legais para tirarem as fotos.

Cada lugar tem sua realidade, mas aconselho para escolas com turmas com bastante crianças que faça todos os momentos nas salas das crianças ou ambientes separados por turmas. Assim é mais fácil ajudar as crianças e as avós, estando o grupo de crianças de uma mesma idade juntas.

Ideias dinâmicas para o chá com vovós:

Colcha de retalho:

Material: Quadrados coloridos de tecido ou TNT. Cola colorida, retalhos, miçangas, lantejoula…

Entregue um quadrado do tecido para cada dupla/trio de avós com seus netos. Converse sobre a antiga prática de fazerem colchas de retalhos, pode-se perguntar se alguém presente tem uma história para contar sobre.

Distribua materiais para essas duplas/trios poderem customizar em conjunto o quadrado de tecido. Quando pronto una uma quadrado no outro formando uma grande colcha (pode-se costurar ou colar com cola quente). Essa toalha poderá ser usadas para decorar a sala, para servir como tapete para a contação de histórias ou piqueniques.

chá com vovás
Realizado com uma pré-escola por mim.

 

Brincadeiras Antigas:

Material: isso vai depender de uma pesquisa prévia com os avós. (bolas de gude, pião, corda, 5 Marias, elástico….)

Essa dinâmica é ideal para lugares com mais espaço. Converse com os avós antes (mande uma pesquisa para casa) sobre quais as brincadeiras que eles faziam quando criança. Assim no dia do chá organize os ambientes de acordo com essas brincadeiras. Convide os avós a ensinarem essas brincadeiras para as crianças. Deixe o momento livre para os avós poderem trocar de brincadeiras, ensinarem seus netos e os netos dos outros…

Se são bastante crianças faça os ambientes como um circuito. Coloque cada tipo de brincadeira em um ambiente e estipule o tempo que determinado grupo ficará naquele ambiente, depois trocando. Assim todos tem a chance de aproveitar todas as brincadeiras.

Pintura em tecido:

Material: pano de prato, toalhas ou seja qualquer o tecido que irão customizar. Tinta de tecido ou cola relevo e pincéis.

Entregue um tecido para cada trio de avós com crianças e convide-os a customizarem em conjunto o tecido. Ao final podem levar como uma lembrança.

Uma outra técnica de pintura de tecido ótima é a pintura feita com giz de cera sobre a lixa, depois se coloca o tecido sobre e passa o ferro quente. A pintura passa toda para o tecido, basta deixar secar um pouco e esta pronto para levar.

Vidros de Biscoito:

Material: Vidros sem rótulo, tecidos, lantejoulas, fitas, cola colorida e cola quente.

Entregue um vidro para cada trio de avós e criança e convide-os a decorarem juntos esse vidro de biscoito. Deixe que eles criem como desejarem. Os vidros precisarão secar.

Para completar essa dinâmica traga uma receita bem fácil de biscoitos e se for possível faça a receita com as crianças e as avós. Ou você já pode ter feito a receita antes com as crianças e trazer os biscoitos para preencher os vidros que serão presenteados as avós.

chá com vovós
Realizado com minha turma de 5 anos

Confecção de brinquedos com sucata:

Material: caixas, potes, rolinhos de papel higiênico…. Cola quente.

Espalhe a sucata sobre uma mesa grande ou um canto do ambiente. Convide os trios de avós e crianças a confeccionarem brinquedos com as sucatas. Deixe que eles criem, dando suporte para colar se for preciso.

Algumas sugestões de brinquedos  aqui.

Gostaram das dinâmicas? Conte-me como foi seu chá com os avós.

Abraços, Shana Conzatti.

 

 

 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *