como fazer um projeto pedagógico

Como fazer um Projeto Pedagógico:

Na educação, principalmente na área da educação infantil, a metodologia com projetos tem grande destaque. Mas você sabe o que é e como fazer um projeto pedagógico? Organizei um texto bem prático para te ajudar.

O que é um projeto pedagógico:

No projeto pedagógico há um tema, um assunto de destaque. O que chamamos do problema a ser resolvido. Este tem início, meio e fim. Durante o ano haverá vários projetos, um precisa ser  necessariamente ser ligado ao projeto anterior. Ainda se pode ter dois ou três projetos seguindo simultaneamente, pois alguns projetos são para o ano todo.
Os temas dos projetos podem ser escolhidos pelas crianças (através de uma votação ou da observação do professor de algo que interessa a turma) ou serem escolhido pelo professor com intenção de sanar alguma necessidade da turma (como alimentação saudável).
Após se definir o tema, professor e alunos devem levantar as questões a serem trabalhadas e se engajarem em pesquisar sobre o tema.
Ex.: Projeto Dinossauros. (tema)
       Dúvidas das crianças: O que são dinossauros? O que eles comiam? Eles tem penas? (assuntos a serem trabalhados e desenvolvidos)
A partir disso o professor criará estratégias para desenvolver o projeto e ao final será feito uma nova conversa para descobrir o que as crianças aprenderam com o projeto.

Como fazer um projeto pedagógico:

  •    Título do projeto: pode ser simples referente ao tema ou um nome mais elaborado como a pergunta central do projeto (O que são dinossauros?);
  •     Dados de identificação: escola, turma, número de alunos;
  •      Período (duração provável): pode ser alguns dias até meses;
  •     Justificativa: o que me levou a pensar que aquela turma precisa deste projeto;
  •     Objetivos: qual o resultado que se quer ter com o projeto nas crianças. Os objetivos podem partir das perguntas feitas pelas crianças (Descobrir o que os dinossauros comem) e/ou organizados pela professora (Identificar os tipos de frutas);
  •    Metodologia / Desenvolvimento: como acontecerá o projeto, listar as atividades a serem feitas: artes-plásticas (modelagem, pintura), linguagem corporal (teatro, psicomotricidade), musical, literatura, matemática, lúdicas (rodas cantadas, brincadeiras coletivas), linguagem escrita (textos coletivos, carta enigmática);
  •     Recursos: o que o professor se usará para desenvolver o projeto (filmes, passeios, materiais reciclados, pesquisa na internet…)
  •     Avaliação e fechamento: atividade de fechamento na qual a turma irá demonstrar o que aprendeu com aquele projeto (apresentação de um teatro, cartazes, um texto, uma exposição…) e como as crianças serão avaliadas (o que se espera de resultado). A avaliação no projeto pode ser a realização de uma atividade ou oral (conferir o que foi aprendido, sempre voltando aos objetivos.) E ver se a criança atingiu os objetivos propostos pelo projeto.

Como registrar um projeto: 

O registro das aprendizagem do projeto pode ser feito através de um Portfólio com atividades
desenvolvidas, fotos e relatos de como as crianças agiram, suas perguntas e suas descobertas.
Confira algumas ideias de projetos pronto para serem usados em sala de aula aqui.
Ficou com dúvida? O texto te ajudou? Deixe seu comentário, ficaremos felizes em ajudar.
 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *