fichas de rotina

Fichas de rotina: ideias para personalizar sua sala.

Na educação infantil as fichas de rotina são  importantes para que as crianças comecem a perceber a noção temporal de antes e depois. Além de ser interessante para guiá-las para novas atividades, onde eles se mostram mais dispostos a colaborarem em organizar a sala para poderem passar para a próxima atividade.

Pensando nessa necessidade separei algumas ideias para construir as fichas de rotina, de modo que o trabalho pedagógico se torne mais personalizados e divertido para as crianças.

Algumas ideias de fichas de rotina:

1) Fichas com fotos das crianças: tire fotos de seus alunos nas diferentes etapas da rotina, imprima e coloque no mural. Essa é uma ótima opção para crianças menores. Eles gostarão de se reconhecerem nas fotos, além  de facilitar a compreensão de qual o momento a seguir.

2) Fichas com figuras de revistas: monte cartelas de cartolina e solicite a seus alunos que escolham figuras para representarem cada cartela da rotina. Se não encontrar figuras de revistas adequadas, imprima algumas figuras retiradas da internet e deixe  as crianças escolherem. A participação do aluno em cada etapa aumenta o interesse pelo processo e por cuidar dos materiais expostos em sala.

3) Fichas com figuras para pintar: Imprima as cartelas já com as imagens e dizeres em preto em branco. Monte o seu conjunto de fichas ou baixe nossa sugestão. Entregue para os alunos pintarem ou pinte você mesma.

4) Fichas com desenhos: se seu alunos sabem representar com desenho, desafie-os a desenharem as fichas. Provavelmente alguns desenhos não ficarão tão claros. Mas se forem feitos em conjunto com a turma, todos saberão o que aquela ficha representa. As fichas podem ser trocadas durante o ano, conforme os alunos vão avançando em seu desenvolvimento gráfico.

Gostaram das ideias? Compartilhe conosco como você fez em sua sala. Adoramos trocar experiência.

 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *