Papai na escola

Papai na escola: brincadeiras e dinâmicas

Agora em Agosto algumas escolas se preparam para fazer a festa em homenagem aos pais. Para aquelas escolas que convidam os papais para irem à escola passarem um tempo com seus filhos, trago sete sugestões que podem tornar esse dia na escola bem legal.

Ideias de atividades para fazer com o papai na escola:

1) Caça ao tesouro:

Organize várias pistas e esconda pela escola. Pistas que vão levando a outras pistas (como a próxima pista esta em um lugar com areia…). Ou pistas que os pais e crianças tenham que fazer algo para ganharem a localização da próxima pista (como dar um abraço um no outro, cantar uma música…).

Ao final da caça do tesouro o prêmio pode ser as lembrancinhas feitas pelas próprias crianças e um lanche tipo um piquenique em que a criança fará juntamente com seu pai.

Ao organizar as pistas, elas podem ser feitas para que um grupo de pais e filhos façam a caça ao tesouro juntos, ou que seja apenas a dupla pai e filho(a). Certifique-se que as pistas sejam recolocadas no lugar, para que os próximos encontrem.

2) Oficina de mini-pizzas ou hambúrgueres:

Esta dinâmica é muito legal, mas precisa de um refeitório grande e acessórios próprios para a oficina. Então se certifique de ser possível fazê-la.

Basta convidar os pais a fazerem mini-pizzas ou hambúrgueres com seus filhos. Deixe os ingredientes a disposição para a dupla montar os lanches como desejar. As crianças e os pais podem estar vestidos como chefs.

Enquanto as pizzas assam (deve ter alguém que fique responsável por isso), pode-se fazer outras brincadeiras entre os pais e filhos como danças do balão, assistir a um filme, jogos de tabuleiros.

Quando os lanches estiverem prontos, ofereça o lanche para compartilharem o que fizeram.

3) Circuito de obstáculos:

Essa atividade é legal de fazer em escolas com pátios grandes ou ginásios. Monte um circuito em que os pais e as crianças terão que fazer de mãos dadas. Coloque cordas para passarem por cima, cones para andarem em zigue-zague, bambolês para passarem dentro… Invente a dificuldade que desejar.

Depois que todos passarem pelo circuito, pode-se fazer um lanche e brincadeiras em grupo como jogos de pegar, brincadeiras com música como estátua…

4) Gincana:

Os pais e filhos podem ser divididos em grupos para fazer uma gincana entre eles. Se for uma atividade para a escola inteira, mescle as equipes de modo que tenham crianças de todas as idades.

Monte desafios para as equipes irem ganhando pontos. Você pode premiar a equipe vencedora com algo simbólico como uma medalha, mas também presentei as outras equipes. Pois o objetivo é unir as famílias e não causar conflitos.

Os desafios da gincana podem ser coisas que os pais devem fazer com os filhos, como apresentarem uma música, uma corrida em que as crianças tenham que ficar sobre os ombros dos pais. Ou atividades em que o grupo tenha que fazer algo bom para a escola ou comunidade, como conseguir doações de alimentos para serem distribuídos em uma instituição;

Seja criativo! Invente muitas atividades em que o principal objetivo seja reunir pai e filho(a).

5) Construção de brinquedos da infância do papai:

Alguns dias antes da festa mande um bilhete para casa perguntando quais os brinquedos e brincadeiras os pais faziam em sua infância. A partir das respostas escolha alguns brinquedos que possam ser criados com sucata.

Separe o material necessário e convide os pais e as crianças a montarem esses brinquedos de suas infâncias com a sucata. Para depois brincarem.

6) Criando histórias:

Deixe espalhado na sala vários materiais como tecidos, roupas, máscaras e coisas que possam ajudar na construção do faz de conta. Deixe que os pais brinquem com seus filhos de modo livre. Depois inicie a contar uma história, pode-se ser uma clássica como chapeuzinho vermelho.

Incentive que os pais e as crianças vão dramatizando entre eles a história. Após desafie esse grupo a criarem novas histórias. Pode ser para apresentarem aos outros pais ou que sejam apenas histórias dramatizadas entre a dupla para sua diversão.

7) Fazendo esculturas:

Entregue um bloco que argila para cada dupla de pai e filho(a) e os convidem a criarem uma escultura coletiva. Para trabalhar com a argila é interessante forrar as mesas e deixar acessíveis panos e água para limparem-se.

Se a escola tem acesso a vários pedaços de madeira pode-se fazer esculturas colando pedacinhos de madeira, mas precisará de colas específicas. Então é uma dinâmica mais adequada para crianças do ensino fundamental.

Gostaram das ideias? Compartilhe conosco novas ideias.

Abraços, Shana Conzatti.

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *